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O Memorial Padre Carlos: formas e maneiras de escrever a história da escola
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Palavras-chave

Memorial. História. Escola.

Como Citar

PEREIRA, Jardel Costa; CARVALHO, Jussara Gallindo Mariano de. O Memorial Padre Carlos: formas e maneiras de escrever a história da escola. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 405–423, 2017. DOI: 10.20396/resgate.v25i1.8648186. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8648186. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a importância de um memorial escolar na preservação de documentos e objetos escolares, fundamentais para a escrita e o entendimento da história da escola e do pensamento educacional brasileiro. O Memorial Padre Carlos, da Escola Profissional Dom Bosco, de Poços de Caldas (MG), após uma parceria com o Centro de Memória - Unicamp, passou a ser um exemplo de organização de várias materialidades, escolares ou não, que possuem uma história a ser escrita e interpretada.

https://doi.org/10.20396/resgate.v25i1.8648186
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