Ciência acadêmica, intelectuais e o trabalho dos professores universitários no Brasil: convergência e hegemonia

  • João dos Reis Silva Júnior UFSCar
  • Daniel Schugurensky Arizona State University
  • Juliana Borges de Araújo UFSCar
Palavras-chave: Mudança na universidade. Comercialização da ciência. Pesquisas comercializáveis.

Resumo

O artigo busca compreender as funções sociais, econômicas e políticas da ciência acadêmica dos Estados Unidos em consolidada transição para recolocar a universidade como parte do sistema produção. Este entendimento possibilita compreender as mudanças estruturais em curso no Brasil e suas consequências para a vida do intelectual pesquisador da universidade estatal e para a natureza de seu trabalho cada vez mais comercializável.

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Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, UFSCar
Professor da Universidade Federal de São Carlos
Daniel Schugurensky, Arizona State University
Professor da Arizona State University
Juliana Borges de Araújo, UFSCar
Mestrado em educação na Universidade Federal de São Carlos
Publicado
2015-07-17
Como Citar
Silva Júnior, J. dos R., Schugurensky, D., & Araújo, J. B. de. (2015). Ciência acadêmica, intelectuais e o trabalho dos professores universitários no Brasil: convergência e hegemonia. Revista Internacional De Educação Superior, 1(1), 66-85. https://doi.org/10.22348/riesup.v1i1.7193
Seção
Artigos