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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1- Sobre a publicação

Revista Internacional de Educação Superior, publicação criada pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior, com pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Internacional de Educação Superior.

Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

Seções

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.
  • Pesquisas: Foco em trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.
  • Resenhas: Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo. Deve ser inédita, e não publicada em nunhuma outra publicação

Normas de Submissão de Resenha:

1. Referir-se à obra relacionada à Educação, publicada nos últimos três anos.

2. Ser inédita.

3. Redação em português ou espanhol, e tradução para o inglês caso for aprovada.

4. Conter a identificação completa da obra (referência completa).

5. Extensão de 10.000 (aproximadamente 3 páginas) a 14.000 (aproximadamente 5 páginas) caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos.

6. Conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra.

7. Apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.

8. Incluir no corpo da resenha a capa da publicação resenhada (tamanho 200 x 289 pixels).

9. O modelo da estrutura da resenha deve seguir o exemplo de resenha já publicada na revista

NOTA: Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. As submissões das resenhas críticas terão os mesmos princípios e normas do envio de artigos científicos. Aquelas que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

   
1.1 Cadastro de Autor

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no Tutorial do Cadastro passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui. O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a).

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no manual passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui. Ser breve na biografia (mencionar apenas última formação acadêmica e função empregatícia. Não preencher com a biografia do CV Lattes).

NOTA: Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça ou não consiga incluir eventuais co-autores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (riesup@g.unicamp.br) ou telefone (19-3521-6729), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação posterior pós-avaliação, não será considerada, e não serão incluídos os demais co-autores com o artigo publicado.


2 -  Apresentação de originais

Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

Revista Internacional de Educação Superior aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções, sendo prioritário português/inglês.

2.1 Reafirmando a condição acima, todas os manuscritos submetidos à Revista Internacional de Educação Superior serão bilíngues (em português e inglês), condição que almejamos com o objetivo de internacionalizar a Revista. Assim sendo, caso seja aceito, o manuscrito deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês. 

2.2 A tradução será mandatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.

2.3 Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc) unicamente, naõ sendo recepcionados mansucritos convertidos para o PDF.

2.4 É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. Clique aqui para baixar o template.

Observação: o texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.

 

3 - Instruções no preenchimento da Submissão

Para que possa estar fazendo a submissão correta, a Editoria da Revista Internacional de Educação Superior deixou disponível na barra horizontal na página principal da revista um link, ou clique aqui, das instruções Tutorial da Submissão Passo a Passo, para que facilite o preenchimento correto no sistema pelo autor.


4 - Formato do texto

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 3 páginas e no máximo 30 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.


5 - Título

O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Arial, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.


6 - Resumo

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês. Deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10 pts, justificado, espaçamento simples. No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo.


7 - Palavras-chave

Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto. Padronizar utilizando o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangera. É obrigatório o uso das palavras-chaves padronizadas. Os termos não localizados no Thesaurus deve ser notificados a Editoria da Revista.


8 - Citações

As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.


9 - Notas

As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.


10 - Ilustrações

Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com início em maiúscula  e a numeração progressiva separanda por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada acima do material em forma de legenda. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. [ Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores]. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.


11 - Registro no ORCID e Lattes

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista Internacional de Educação Superior tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Os metadados que não possuírem o registro do ORCID não daremos prosseguimento ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Os autores deverão informar o seu número de registro Lattes no sistema da revista também. Incluir no campo do cadastro: URL.


12 - Instruções para elaboração de referências

Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002.

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2002). Os manuscritos fora desse formato será devolvidos, ou até mesmo rejeitados na pré-avaliação.

 
ORIENTAÇÕES E MODELOS DE REFERÊNCIAS E CITAÇÕES CLICAR EM: APÊNDICE(*)

 
OBSERVAÇÃO:

- (*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações acima são modelos ilustrados de como devem ser feitas.


13 - Sobre Submissão de Entrevistas


Em consonância com a Resolução nº 510/2016 do CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as entrevistas submetidas à RIESUP deverão conter como anexo, o Termo de Consentimento de Entrevistas (TCE) adaptado, visando isentar a RIESUP de problemas futuros.
Sendo assim, o interessado em submeter trabalho na Seção Entrevistas deverá baixar o arquivo do termo em PDF no link abaixo, preenchê-lo, assinar, digitalizá-lo e anexá-lo no Passo 4 - Documentos Suplementares do Sistema OJS da RIESUP.

14 - Declaração de Originalidade

As submissões encaminhadas à RIESUP deverão ser acompanhadas da Declaração de Originalidade, termo esse que determina se a submissão é original, seguem os protocolos do acesso livre, e se não está sendo também paralelamente encaminhada a outra publicação. Portanto, o autor principal deverá preencher a Declaração, preenchê-la, assinar, converter para o PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares. Para isso, basta clicar abaixo:

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, bem como URLs para as referências foram informadas quando possível.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  6. O texto está inserido no template disponível para download, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista

    --> OBRIGATÓRIO USAR O TEMPLATE.

  7. Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register

    --> OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.

  8. Certificar-se que o cadastro de autor segue o padrão estabelecido no manual passo-a-passo, encontrado na página principal da revista. Se tiver mais do que um autor, cadastrar todos nesse momento do processo de submissão. Não serão aceitas inclusões por esquecimento de autores, pós-avaliação e pós-publicação.

  9. Certificar-se de que, caso seja aceito o artigo, após avaliação, deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês.
  10. O autor principal está ciente de que deverá preencher a Declaração de Originalidade, imprimir, assinar na última caixa, salvar em PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares.  

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais concedidos à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

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