O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, bem como URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está inserido no template disponível para download, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista

    --> OBRIGATÓRIO USAR O TEMPLATE.

  • Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register

    --> OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID PARA TODOS OS AUTORES.

  • Certificar-se que o cadastro de autor segue o padrão estabelecido no manual passo-a-passo, encontrado na página principal da revista. Se tiver mais do que um autor, cadastrar todos nesse momento do processo de submissão. Não serão aceitas inclusões por esquecimento de autores, pós-avaliação e pós-publicação.

  • Certificar-se de que, caso seja aceito o artigo, após avaliação, deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês.
  • O autor principal está ciente de que deverá preencher a Declaração de Originalidade, imprimir, assinar na última caixa, salvar em PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares.  

Diretrizes para Autores

1- Sobre a publicação

Revista Internacional de Educação Superior, publicação criada pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior, com pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Internacional de Educação Superior.

Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

Seções

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.
  • Pesquisas: Foco em trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.
  • Resenhas: Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo. Deve ser inédita, e não publicada em nunhuma outra publicação
 
Normas de Submissão de Resenha:

1. Referir-se à obra relacionada à Educação, publicada nos últimos três anos.

2. Ser inédita.

3. Redação em português ou espanhol, e tradução para o inglês caso for aprovada.

4. Conter a identificação completa da obra (referência completa).

5. Extensão de 10.000 (aproximadamente 3 páginas) a 14.000 (aproximadamente 5 páginas) caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos.

6. Conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra.

7. Apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.

8. Incluir no corpo da resenha a capa da publicação resenhada (tamanho 200 x 289 pixels).

9. O modelo da estrutura da resenha deve seguir o exemplo de resenha já publicada na revista

NOTA: Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. As submissões das resenhas críticas terão os mesmos princípios e normas do envio de artigos científicos. Aquelas que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

   
1.1 Cadastro de Autor

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no Tutorial do Cadastro passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui. O texto deve conter no máximo 3 autores no manuscrito, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a).

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela Revista Internacional de Educação Superior, conforme indicado no manual passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui. Ser breve na biografia (mencionar apenas última formação acadêmica e função empregatícia. Não preencher com a biografia do CV Lattes).

NOTA: Por decisão da Comissão Editorial, caso o autor principal esqueça ou não consiga incluir eventuais co-autores no sistema no ato da submissão, esse procedimento deverá ser comunicado de imediato por e-mail (riesup@g.unicamp.br) ou telefone (19-3521-6729), antes mesmo de encaminharmos para avaliação, pois a comunicação posterior pós-avaliação, não será considerada, e não serão incluídos os demais co-autores com o artigo publicado.


2 -  Apresentação de originais

Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

Revista Internacional de Educação Superior aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções, sendo prioritário português/inglês.

2.1 Reafirmando a condição acima, todas os manuscritos submetidos à Revista Internacional de Educação Superior serão bilíngues (em português e inglês), condição que almejamos com o objetivo de internacionalizar a Revista. Assim sendo, caso seja aceito, o manuscrito deverá ser apresentado também com uma versão traduzida para inglês. 

2.2 A tradução será mandatória para manuscritos aceitos para publicação e será de responsabilidade dos autores.

2.3 Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc) unicamente, naõ sendo recepcionados mansucritos convertidos para o PDF.

2.4 É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação. Clique aqui para baixar o template.

Observação: o texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.

 

3 - Instruções no preenchimento da Submissão

Para que possa estar fazendo a submissão correta, a Editoria da Revista Internacional de Educação Superior deixou disponível na barra horizontal na página principal da revista um link, ou clique aqui, das instruções Tutorial da Submissão Passo a Passo, para que facilite o preenchimento correto no sistema pelo autor.


4 - Formato do texto

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 3 páginas e no máximo 30 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.


5 - Título

O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Arial, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.


6 - Resumo

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês. Deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10 pts, justificado, espaçamento simples. No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo.


7 - Palavras-chave

Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto. Padronizar utilizando o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangera. É obrigatório o uso das palavras-chaves padronizadas. Os termos não localizados no Thesaurus deve ser notificados a Editoria da Revista.


8 - Citações

As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.


9 - Notas

As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.


10 - Ilustrações

Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com início em maiúscula  e a numeração progressiva separanda por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada acima do material em forma de legenda. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. [ Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores]. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. A estrutura da escola. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

 

11 - Registro no ORCID e Lattes

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista Internacional de Educação Superior tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Os metadados que não possuírem o registro do ORCID não daremos prosseguimento ao processo de avaliação. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores. Os autores deverão informar o seu número de registro Lattes no sistema da revista também. Incluir no campo do cadastro: URL.

 

12 - Instruções para elaboração de referências

Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002.

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2002). Os manuscritos fora desse formato será devolvidos, ou até mesmo rejeitados na pré-avaliação.

 
ORIENTAÇÕES E MODELOS DE REFERÊNCIAS E CITAÇÕES CLICAR EM: APÊNDICE(*)

 
OBSERVAÇÃO:

- (*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações acima são modelos ilustrados de como devem ser feitas.

 

13 - Sobre Submissão de Entrevistas


Em consonância com a Resolução nº 510/2016 do CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as entrevistas submetidas à RIESUP deverão conter como anexo, o Termo de Consentimento de Entrevistas (TCE) adaptado, visando isentar a RIESUP de problemas futuros.
Sendo assim, o interessado em submeter trabalho na Seção Entrevistas deverá baixar o arquivo do termo em PDF no link abaixo, preenchê-lo, assinar, digitalizá-lo e anexá-lo no Passo 4 - Documentos Suplementares do Sistema OJS da RIESUP.

14 - Declaração de Originalidade

As submissões encaminhadas à RIESUP deverão ser acompanhadas da Declaração de Originalidade, termo esse que determina se a submissão é original, seguem os protocolos do acesso livre, e se não está sendo também paralelamente encaminhada a outra publicação. Portanto, o autor principal deverá preencher a Declaração, preenchê-la, assinar, converter para o PDF e submeter no Passo 4 do OJS - Documentos Suplementares. Para isso, basta clicar abaixo:

Dossiê

Conjunto de trabalhos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comite Editorial. O limite de trabalhos na seção dossiê é de oito textos.

Artigos

Esta seção compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.

Debate

Artigos de Pesquisas

Textos originados de um estudo científico que engloba textos que contenham produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na área da Educação Superior.

Relato de experiências

Textos de comunicações e descrições de atividades realizadas no campo da educação superior inseridas na diversas linhas mantidas pelo periódico cientifico.

Entrevista

Essa seção tem como objetivo realizar uma entrevista com alguma personalidade da área da Educação, especificamente da Educação Superior, a título de convite da Comissão Editorial.

Ensaio

Publicação de um pequeno texto, calro e objetivo que trate de um determinado tema correlacionado ao escopo da revista.

Resenhas

A - Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo. Deve ser inédita, e não publicada em nunhuma outra publicação.

B - Dica de como elaborar resenha. Oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa de uma resenha acadêmica:

  1. “Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.”
  8. Identifique para que público a resenha está dirigida.

Fonte: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/ppec/article/view/6983

C - Uso de Template
     Usar template para inserção da resenha disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/public/Template_RIESupResenha.doc 

D - Inclusão de capa
      Incluir no corpo da resenha a capa da publicação resenhada (tamanho 200 x 289 pixels).

Tradução

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