Foco e Escopo

Revista Internacional de Educação Superior, publicação do Grupo de Pesquisa GEPES da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - Universidade do Oeste de Santa Catarinense,  tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.   São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial, nos idiomas português/inglês ou espanhol/inglês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;
  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Revista Internacional de Educação Superior trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A Revista Internacional de Educação Superior a partir do volume 5 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicado junto com o último conjunto de artigos do volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

Fonte: Sucupira/Qualis, 2017.

Licenciamento de Conteúdo / Content License

Revista Internacional de Ensino Superior, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Afiliações e Parcerias

Publicação Contínua / Rolling Pass

RIESup adere à modalidade de Publicação Contínua

  • A Revista Internacional de Educação Superior a partir do volume 5 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
  • A publicação contínua ou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
  • Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI´s e publicados continuamente.                 

                  Os editores  / Setembro 2018

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

Revista Internacional de Educação Superior - RIESup (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 2446-9424, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RIESup. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Linhas de Pesquisa da RIESup

Avaliação e Regulação da Educação Superior
Estuda e pesquisa temas relacionados a processos de avaliação e regulação, avaliação em larga escala, avaliação institucional, avaliação dos sistemas educacionais, avaliação docente e avaliação estudantil.

Currículo e Processos Educacionais na Educação Superior
Estudo e pesquisa nos eixos temáticos: educação geral, componentes acadêmicos e profissionalizantes, vivência acadêmica, estruturação curricular na modernidade e na pós-modernidade.

Educação Superior e Internacionalização
Analisar as diferentes dimensões de internacionalização na contemporaneidade e como os programas de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores estão sendo desenvolvidos nas diferentes universidades. Analisar quais projetos de pesquisas referentes ao tema estão sendo desenvolvidos e mapear as dimensões que envolvem. Verificar os aspectos de internacionalização dos currículos, o duplo diploma, a colaboração acadêmica, o programa Ciência Sem Fronteiras, os campi internacionais.

Inovação e Tecnologias na Educação Superior
Estuda e pesquisa as inovações tecnológicas em diferentes dimensões como: na organização de cursos, nos currículos, nas metodologias e avaliação. Analisa a inserção das TICs no contexto da educação superior e a importância que assumem na formação universitária e na produção de conhecimento. Pesquisa a especificidade do ensino e aprendizagem a distância, o protagonismo dos participantes em cursos com o uso de tecnologias diversas e o impacto dessas ações na cultura universitária.

Pedagogia Universitária
Estuda e pesquisa questões relativas à especificidade da docência e as diferentes dimensões do ato de ensinar, compreendendo as relações e os novos sentidos da ação pedagógica no contexto da educação superior.

Políticas de Educação Superior
Estudar e pesquisar as políticas da educação superior dos diferentes países nos níveis federal, estadual e privado. Analisar os impactos educacionais e sociais das ações políticas implementadas.

Submissão de trabalhos / Quarentena

  • Formação na Submissão

Os trabalhos submetidos por autores com a formação apenas de graduação, deve vir acompanhado com co-autoria de pelo menos um dos autores com formação no nível de doutorado. Apenas trabalhos com formação de graduação, por determinação da Comissão Editorial, não estão sendo aceitos.

  • Quarentena de Autores

A revista não publica colaborações do(s) mesmo(s) autor(es) na mesma edição consecutivamente, somente após 18 meses, voltaremos aceitar uma nova submissão para novo processo de avaliação.

Histórico do periódico

A Revista Internacional de Educação Superior [RIESup] é uma publicação científica eletrônica do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da UNICAMP e da Rede Internacional de Pesquisas em Educação Superior (RIES), com periodicidade quadrimestral e dirigido a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse no campo da educação superior.

O objetivo é difundir conhecimento e pesquisas inovadoras para o saber educacional, tornando-se um espaço de incentivo à publicação da produção resultante de estudos e pesquisas sobre Educação Superior, além de socializar a produção de conhecimentos científicos advindos de pesquisa acadêmica concluída ou em desenvolvimento sobre questões gerais da educação superior brasileira e internacional.

A Revista está sediada no GIEPES, que é um grupo com sólida experiência em estudos e pesquisas sobre educação superior, temática que tem sido muito debatida ultimamente em virtude das políticas de educação superior em vários países como: o Espaço Europeu de Educação Superior, a Reforma Curricular pela Universidade Harvard, o Projeto de Reforma Universitária Brasileira e as reformas dos países Latino-Americanos. A contribuição científica do GIEPES está em monografias, dissertações, teses, artigos, livros, eventos e debates.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) foi criado em 28 de outubro de 1992. Sua função principal era a realização de estudos e pesquisas sobre a educação superior, particularmente a brasileira.

No ano de 2008 doutorandos egressos do GEPES - professores e pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de IEs localizadas em outros Estados - organizaram Grupos Regionais de Estudos e Pesquisas em Educação Superior em suas unidades, e estão desenvolvendo pesquisas conjuntas em forma de rede. Os grupos de pesquisa filiados são: GEPPES-SUL, sediado no PPGE da UNOESC-Santa Catarina. GEPES-UNIOESTE e GEPES-UNIVALIGEPES – URIGEPES FURB. Este sistema de rede de pesquisas com perspectivas múltiplas, possibilita trabalhos de repercussão nacional e internacional.

Em 2015, após a abertura de grupos associados regionais e internacionais, o grupo incluiu a palavra “internacional” em seu nome e passou a ser chamado de Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES).

Os estudos e pesquisas realizados pelo grupo pretendem analisar, com rigor científico e seriedade acadêmica, as grandes questões que as universidades enfrentam atualmente. Nestes anos de existência, foram produzidos trabalhos sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre políticas da educação superior, administração universitária, planejamento, avaliação institucional, ensino de graduação, de pós-graduação, formação de professores, pedagogia universitária, projeto pedagógico, corpo discente e reformas universitárias. Seus trabalhos também têm versado sobre a questão dos parâmetros epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade, bem como desenvolvido uma acentuada produção sobre as reformas universitárias que se processam na Europa, nas Américas e no Brasil.

Além dessas áreas, ultimamente, o GIEPES tem contribuído com estudos sobre questões curriculares, notadamente a respeito da ênfase na Formação Geral do estudante e acompanhado a política de educação superior europeia no que se denomina Espaço Europeu de Educação Superior (EEES). Como grupo de pesquisa, tem mantido contato com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais e contribuído com estudos científicos e publicações tanto em periódicos como em livros.

A partir do segundo número de 2018 passou a ser uma publicação bilíngue (português/inglês ou espanhol/inglês). Enfim, a Revista Internacional de Educação Superior a partir do volume 5 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass).

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447