Sobre a Revista

 

Foco e Escopo

Revista Internacional de Educação Superior, publicação do Grupo de Pesquisa GIEPES da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP) em parceria com a Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - Universidade do Oeste de Santa Catarinense,  tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiga questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados às instituições nacionais e internacionais. São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial, nos idiomas português/inglês ou espanhol/inglês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;
  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Revista Internacional de Educação Superior trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

Revista Internacional de Educação Superior a partir do volume 5 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Não há fascículos, nem periodicidade como usamos atualmente. Publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Qualis/CAPES (Avaliação Intermediária - 2019) - Evaluation

Na Avaliação Intermediária da CAPES - 2019, a Revista Internacional da Educação Superior obteve a classificação A3.

Licenciamento de Conteúdo / Content License

Revista Internacional de Ensino Superior adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Publicação Contínua / Rolling Pass

A RIESup adere à modalidade de Publicação Contínua

  • Revista Internacional de Educação Superior a partir do volume 5 de 2019 passa a adotar o sistema de publicação contínua(rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.
  • publicação contínuaou rolling pass é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Não há fascículos, nem periodicidade. Não há periodicidade fechada em meses como usamos atualmente. É um volume por ano.
  • Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite e a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, permitindo que sejam editorados, formatados, validados os DOI e publicados continuamente.                 

                  Os Editores  / Setembro 2018

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

Revista Internacional de Educação Superior - RIESup (Faculdade de Educação/UNICAMP) - ISSN eletrônico 2446-9424, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos na RIESup. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista Internacional de Educação Superior – RIESup - não cobra taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Linhas prioritárias de Publicação da RIESup

  • Avaliação e Regulação da Educação Superior

Estudos e pesquisas de temas relacionados a processos de avaliação e regulação, avaliação em larga escala, avaliação institucional, avaliação dos sistemas educacionais, avaliação docente e avaliação estudantil.

  • Currículo e Processos Educacionais na Educação Superior

Estudos e pesquisas nos eixos temáticos: educação geral, componentes acadêmicos e profissionalizantes, vivência acadêmica, estruturação curricular na modernidade e na pós-modernidade.

  • Educação Superior e Internacionalização

Análise das diferentes dimensões de internacionalização da educação superior na contemporaneidade e como os programas de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores estão sendo desenvolvidos nas universidades. Análise de projetos de pesquisas referentes ao tema e mapeamento das dimensões envolvidas. Estudos e pesquisas sobre aspectos de internacionalização dos currículos, o duplo diploma, a colaboração acadêmica, os campi internacionais, internacionalização em casa.

  • Inovação e Tecnologias na Educação Superior

Estudos e pesquisas sobre as inovações tecnológicas em diferentes dimensões como: na organização de cursos, nos currículos, nas metodologias e avaliação. Análise da inserção das TIC no contexto da educação superior e da importância que assumem na formação universitária e na produção de conhecimento. Pesquisa sobre a especificidade do ensino e aprendizagem a distância, o protagonismo dos participantes em cursos com o uso de tecnologias diversas e o impacto dessas ações na cultura universitária.

  • Pedagogia Universitária

Estudos e pesquisas de questões relativas à especificidade da docência e às diferentes dimensões do ato de ensinar, compreendendo as relações e os novos sentidos da ação pedagógica no contexto da educação superior.

  • Políticas de Educação Superior

Estudos e pesquisas sobre as políticas da educação superior dos diferentes países nos níveis federal, estadual e privado. Análise dos impactos educacionais e sociais das ações políticas implementadas. Profissão acadêmica

Submissão de trabalhos / Quarentena

·         Titulação dos autores na fase de Submissão

Os trabalhos submetidos por autores com a formação apenas de graduação devem vir acompanhados com coautoria de pelo menos um dos autores com formação no nível de doutorado. Apenas trabalhos de autores com apenas formação de graduação, por determinação da Comissão Editorial, não estão sendo aceitos.

·         Quarentena de Autores

A revista não publica colaborações do(s) mesmo(s) autor(es) na mesma edição consecutivamente. Somente após 18 meses, voltaremos aceitar uma nova submissão para novo processo de avaliação.

Histórico do periódico

Revista Internacional de Educação Superior [RIESup] é uma publicação científica eletrônica do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da UNICAMP e da Rede Internacional de Pesquisas em Educação Superior (RIES), de caráter contínuo (rolling pass) e dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes com interesse no campo da educação superior.

O objetivo da revista é difundir conhecimentos e pesquisas inovadoras relevantes para o saber educacional, tornando-se um espaço de incentivo à publicação de estudos e pesquisas sobre Educação Superior, além de socializar a produção de conhecimentos advindos de pesquisa acadêmica (tese de doutorado, pesquisa de pós-doutorado) sobre questões específicas da educação superior brasileira e/ou internacional.

A Revista está sediada no GIEPES, que é um grupo com sólida experiência em estudos e pesquisas sobre educação superior, temática que tem sido muito debatida ultimamente em virtude das políticas de educação superior em vários países como: o Espaço Europeu de Educação Superior, a Reforma Curricular da graduação da Universidade Harvard, os programas de educação geral de universidades líderes nos Estados Unidos, o Projeto de Reforma Universitária Brasileira e as reformas de universidades latino-americanas. A contribuição científica do GIEPES está em monografias, dissertações, teses, artigos, livros, eventos e debates.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES) foi criado formalmente em 28 de outubro de 1992. Sua função principal era a realização de estudos e pesquisas sobre a educação superior, particularmente a brasileira.

No ano de 2008 doutorandos egressos do GEPES - professores e pesquisadores de Programas de Pós-Graduação de IES localizadas em outros Estados - organizaram Grupos Regionais de Estudos e Pesquisas em Educação Superior em suas unidades, e estão desenvolvendo pesquisas conjuntas em forma de rede. Os grupos de pesquisa filiados são: GEPPES-SUL, sediado no PPGE da UNOESC-Santa Catarina, GEPES-UNIVALI e GESPES-FURB, em Santa CatarinaGEPES–URI, no Rio Grande do Sul e GEPES-UNIOESTE, no Paraná. Este sistema de rede de pesquisas com perspectivas múltiplas possibilita trabalhos de repercussão nacional e internacional.

Em 2015, após a abertura de grupos associados regionais e internacionais, o grupo incluiu a dimensão “internacional” em seu nome e propósito e passou a ser chamado de Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES).

Os estudos e pesquisas realizados pelo grupo pretendem analisar, com rigor científico e seriedade acadêmica, as grandes questões atualmente enfrentadas pelas universidades. Nestes anos de existência, foram produzidos trabalhos sobre diferentes áreas da educação superior, notadamente sobre políticas da educação superior, administração universitária, planejamento, avaliação institucional, ensino de graduação e de pós-graduação, formação de professores, pedagogia universitária, projeto pedagógico, corpo discente e reformas universitárias. Seus trabalhos também têm versado sobre a questão dos parâmetros epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade, bem como desenvolvido uma acentuada produção sobre as reformas universitárias que se processam na Europa e nas Américas.

Além dessas áreas, ultimamente, o GIEPES tem contribuído com estudos sobre questões curriculares, notadamente a respeito da ênfase na Formação Geral do estudante e acompanhado a política de educação superior europeia no que se denomina Espaço Europeu de Educação Superior (EEES). Como grupo de pesquisa, tem mantido contato com instituições de pesquisa congêneres nacionais e internacionais e contribuído com estudos científicos e publicações, tanto em periódicos como em livros.

A partir do segundo número de 2018, a RIESup passou a ser uma publicação bilíngue (português/inglês ou espanhol/inglês). Por último, a partir do volume 5 de 2019 a Revista Internacional de Educação Superior passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass).

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447