Politica de educacion superior en Chile: entre la calidad, equidad e innovacion curricular

  • María Verónica Leiva Guerrero Pontificia Universidade Católica do Val Paraiso
  • Juan Carlos Campbell Esquivel Pontificia Universidade Católica do Val Paraiso
Palavras-chave: Educação superior chilena. Políticas de educação superior. Universidade e inovação curricular

Resumo

Esta é uma discussão sobre a realidade acadêmica do Chile a partir de 1981. A expansão e diversificação do nível de educação superior como produto da política pública do Chile a partir do ano 1981 do século XX, continua acentuada durante as últimas décadas nos 3 tipos de Instituições de Educação: universidade, institutos profissionais e os centros de formação técnica que se estruturam no denominado ´sistema superior´ a partir das profundas mudanças legislativas ocorridas no governo militar nos anos 80. O objetivo do debate apresentado é analisar essa política de educação superior discutindo a qualidade, a equidade e a inovação curricular nos três modelos de educação superior existentes no Chile. São Instituições de Educação Superior definidas como centros de excelência, orientadas a investigação, formação de professores; no nível intermediário estão nos institutos profissionais responsáveis pela formação profissional a nível superior e na base os centros de formação técnica, a cargo da formação técnica. O processo de expansão da educação superior no Chile tem tido 14% de jovens entre 18-24 anos no ano de 1990; 24% no ano de 2000 e 29% em 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Verónica Leiva Guerrero, Pontificia Universidade Católica do Val Paraiso
Professora de Estado en Educación General Básica
Juan Carlos Campbell Esquivel, Pontificia Universidade Católica do Val Paraiso
Profesor de Biología; Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Doctorado en Ciencias de la Educación, Universidad de Navarra, España.
Publicado
2016-05-07
Como Citar
Leiva Guerrero, M. V., & Campbell Esquivel, J. C. (2016). Politica de educacion superior en Chile: entre la calidad, equidad e innovacion curricular. Revista Internacional De Educação Superior, 2(1), 51-66. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7527
Seção
Artigos