Banner Portal
Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil
PDF

Palavras-chave

Internacionalização. Educação superior. Mobilidade. Ciência sem Fronteira

Como Citar

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; DE CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo de. Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 118–137, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i1.7531. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650540. Acesso em: 21 abr. 2024.

Resumo

O texto discute a internacionalização da educação superior no Brasil relacionando-a no contexto da crise do capital e sua repercussão no programa de mobilidade estudantil Ciências sem Fronteiras. Apresenta uma reflexão sobre a interferência direta dos organismos multilaterais de financiamento nas políticas de internacionalização da educação superior em que mistura-se princípios de transferência de conhecimentos com razões economicistas e competitivas que se materializa por meio de processos de “cooperação internacional”, tendência que vem se desenhando mundialmente. A internacionalização não é um processo novo no Brasil, mas vem se reconfigurando nos últimos anos por meio de programas e políticas induzidas pelo governo brasileiro, nos quais são enfatizados a mobilidade estudantil. Nessa perspectiva o governo brasileiro criou em 2011 o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), com a previsão de concessão de 101 mil bolsas em quatro anos. O artigo analisa a concessão de bolsas de graduação pelo CsF no período de 2012 a 2014 evidenciando os países de destino para a realização da mobilidade estudantil. Os estudos mostram que a política de indução à mobilidade de estudantes adotada pelo Brasil com o CSF tem contribuído para consolidar a internacionalização no país e que os países mais procurados pelos estudantes brasileiros são aqueles considerados mais desenvolvidos com universidades de ponta na produção do conhecimento.
https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7531
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.