Banner Portal
A extensão como expressão da responsabilidade social univesitária
PDF

Palavras-chave

Responsabilidade social universitária. Extensão. Indissociabilidade

Como Citar

MARCO, Ricardo Antonio de; SARMENTO, Dirleia Fanfa; MENEGAT, Jardelino. A extensão como expressão da responsabilidade social univesitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 191–213, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i1.7526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650544. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior de 2004, no seu Eixo 2, Desenvolvimento Institucional e respectivas Dimensões 1 e 3: Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Responsabilidade Social da Instituição, destaca a necessidade das Universidades incorporarem em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão práticas que evidenciem sua implicação positiva no Desenvolvimento Social. Nesse sentido, este artigo pretende avaliar como a prática da extensão universitária contribui para a consolidação da Responsabilidade Social Universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e análise documental que verificou os documentos institucionais da Universidade do Oeste de Santa Catarina: missão, visão e valores; Plano de Desenvolvimento Institucional e o projeto de extensão Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC); e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A partir dessa inferência, foi possível perceber que a UNOESC, em seus princípios constitutivos e documentos oficiais, valoriza a formação cidadã orientada para a inserção social. Constatou-se que a consolidação da RSU passa necessariamente pelo olhar atento da gestão aos princípios da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, elementos constitutivos e findos das universidades, que quando não executados adequadamente, contrariam e violam o preceito legal; que projetos de Extensão de cunho inter e transdisciplinar, como a UMIC, apresentam forte contribuição para a consolidação da RSU; paralelamente, restou evidente que isoladamente projetos de Extensão como a UMIC não atingem na plenitude o compromisso social das Universidades, sugerindo que a indissociabilidade esteja presente com a incorporação de ações que promovam Desenvolvimento Social.

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7526
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.