A extensão como expressão da responsabilidade social univesitária

  • Ricardo Antonio de Marco UNILASALLE
  • Dirleia Fanfa Sarmento UNILASALLE
  • Jardelino Menegat UNILASALLE
Palavras-chave: Responsabilidade social universitária. Extensão. Indissociabilidade

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior de 2004, no seu Eixo 2, Desenvolvimento Institucional e respectivas Dimensões 1 e 3: Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Responsabilidade Social da Instituição, destaca a necessidade das Universidades incorporarem em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão práticas que evidenciem sua implicação positiva no Desenvolvimento Social. Nesse sentido, este artigo pretende avaliar como a prática da extensão universitária contribui para a consolidação da Responsabilidade Social Universitária. Utilizou-se como método a pesquisa descritiva e análise documental que verificou os documentos institucionais da Universidade do Oeste de Santa Catarina: missão, visão e valores; Plano de Desenvolvimento Institucional e o projeto de extensão Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC); e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A partir dessa inferência, foi possível perceber que a UNOESC, em seus princípios constitutivos e documentos oficiais, valoriza a formação cidadã orientada para a inserção social. Constatou-se que a consolidação da RSU passa necessariamente pelo olhar atento da gestão aos princípios da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, elementos constitutivos e findos das universidades, que quando não executados adequadamente, contrariam e violam o preceito legal; que projetos de Extensão de cunho inter e transdisciplinar, como a UMIC, apresentam forte contribuição para a consolidação da RSU; paralelamente, restou evidente que isoladamente projetos de Extensão como a UMIC não atingem na plenitude o compromisso social das Universidades, sugerindo que a indissociabilidade esteja presente com a incorporação de ações que promovam Desenvolvimento Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio de Marco, UNILASALLE
Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, Mestrado em Mestrado em Administração com Área de Concentração em Estratégia e Desempenho pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), MBA - Gestão da Produção e Logística (2003) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, MBA - Marketing e Design de Produtos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005), graduação em Administração Habilitação em Gestão de Negócios (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000).
Dirleia Fanfa Sarmento, UNILASALLE
Pós-Doutorado em Ciências da Educação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). Pós-doutoramento em Educação, em andamento, pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000).
Jardelino Menegat, UNILASALLE

Doutorando em Educação pela UNILASALLE, Doutorando em Administración de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Montevideo-Uruguay) (em fase de defesa da tese), Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração da Educação pela mesma Universidade. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário La Salle, MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Califórnia (Irvine, Estados Unidos). Bacharel em Teologia e licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle.

Publicado
2016-05-07
Como Citar
Marco, R. A. de, Sarmento, D. F., & Menegat, J. (2016). A extensão como expressão da responsabilidade social univesitária. Revista Internacional De Educação Superior, 2(1), 191-213. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7526
Seção
Artigos