Regulação e qualidade: conceitos imbricados nas políticas de avaliação e de formação de professores

  • Mônica de Souza Trevisan Universidade Federal do Pampa
  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Regulação. Qualidade. Sinaes. Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem o objetivo identificar os conceitos de regulação e qualidade presentes nos documentos legais, que regem as políticas públicas de avaliação da educação superior e de formação de professores, visando estabelecer as relações entre estas políticas. O problema de pesquisa assim se apresenta: como as políticas públicas de formação de professores para a educação básica e de avaliação da educação superior podem estar relacionadas com a regulação e a qualidade? O trabalho fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e documental conforme Gil (2011), pois, utilizamos documentos como: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, conforme Resolução CNE/CP n.º 2/2015; o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, e a política de avaliação para a Educação Superior, especificamente a Lei n.º 10.861/2004 que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O conceito de qualidade fundamenta-se principalmente em Morosini (2001; 2009), e o de regulação em Barroso (2005; 2006). Observamos que regulação e qualidade estão presentes em ambas as políticas e são relacionados com a forma em que se propõe avaliar as licenciaturas. A avaliação ganha relevância na atual política de formação de professores que traz na Resolução CNE/CP n.º 2/2015 a preocupação explicita com padrão de qualidade para os cursos de licenciatura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Souza Trevisan, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria -UIFSM (2007). Mestre em Educação pela UFSM (2014). Doutoranda em Educação. Pesquisa a temática da avaliação da Educação Superior. Pedagoga da carreira de Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal do Pampa. 

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas.

 

Publicado
2016-12-23
Como Citar
Trevisan, M. de S., & Sarturi, R. C. (2016). Regulação e qualidade: conceitos imbricados nas políticas de avaliação e de formação de professores. Revista Internacional De Educação Superior, 2(3), 387-404. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7683