Avaliação como autorregulação docente nos processos de ensino e de aprendizagem: um olhar do Grupo GEPES/UNIVALI

  • Yára Christina Cesário Pereira Universidade do Vale do Itajaí
  • Kátia Naomi Kuroshima Universidade do Vale do Itajaí
  • Marlete dos Santos Dacoreggio Universidade do Vale do Itajaí
  • Sueli Petry da Luz Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Autorregulação docente. Avaliação. Ensino superior. Experiências pedagógicas

Resumo

Este artigo trata de relatos de experiências do grupo GEPES/UNIVALI sobre a autorregulação da prática docente, por meio da avaliação de estratégias utilizadas no Ensino Superior. O objetivo geral foi revelar a autorregulação da prática docente a partir da avaliação das estratégias de ensino, no Ensino Superior. De um modo geral, justifica-se o estudo pela necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre a temática e a urgência em se avançar em concepções e propósitos de como reconhecer a avaliação como processo interdependente da autorregulação da prática docente.A metodologiautilizada foia narrativa.O plano de desenvolvimento deste trabalho envolveu duas partes: a primeira situa a avaliação na referida área e a autorregulação nos processos de ensino e de aprendizagem e, a segunda descreve experiências sobre avaliação como autorregulação docente do processo de aprendizagem do grupo GEPES/UNIVALI. Os resultados demonstraram que a avaliação das diversas ações e estratégias diversificadas, diferentes e criativas, oportunizou a autorregulação da prática docente, bem como, contribuiu significativamente para a autoavaliação dos acadêmicos sobre as experiências, propiciando ajustes e melhorias nas disciplinas com resultados significativos visíveis e de transformação a cada novo semestre em que as professoras ministraram a disciplina

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Biografia do Autor

Yára Christina Cesário Pereira, Universidade do Vale do Itajaí
Pós-doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG) 2013. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Especialização em Supervisão Educacional pela PUC MG (1991). Formação Inicial em Ciências Biológicas pela FURB (1977) e Pedagogia - Supervisão Escolar pela UNIVALI (1989). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade - GEEAS, vincualdo ao PPGE da Univali e GEPES/UNIVALI Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/Univali - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental (EA) atuando principalmente nos seguintes temas: Prática docente; formação  inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica; formação inicial e continuada de educadores ambientais na escola e na universidade; políticas públicas para EA metodologia de ensino, orientações metodológicas, produção e avaliação de atividades e materiais pedagógicos. Na área da formação geral em educação tem como foco: processos de ensino e aprendizagem, planejamento educacional, propostas curriculares para a Educação Básica (Anos Iniciais, Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio. EJA); estratégias de ensino; currículo, avaliação escolar. Assessoria e consultoria na elaboração de Propostas Curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos em diversas redes de ensino na área das ciências da natureza.
Kátia Naomi Kuroshima, Universidade do Vale do Itajaí
Professora do Curso de gradução em Oceanografia da universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar-CTTMar. Vice coordenadora e  pesquisadora do GEPES/GIEPES - UNIVALI. Doutora em Química (área de Química Orgânica) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Geoquímica Ambiental pela Universidade Federal Fluminense
Marlete dos Santos Dacoreggio, Universidade do Vale do Itajaí
É Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutora em Educação (área de Formação de Educadores) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí e da Faculdade Sinergia/Navegantes-SC. Tem experiência na área da Educação e presta assessoria à Redes Municipais de Educação para a construção de Projetos Pedagógicos, Sistema Municipal de Ensino, Legislação Educacional e Diretrizes e Propostas Curriculares Municipais. Atua na Formação de Educadores com Planejamento, Projetos Didáticos, Projetos de Pesquisa, Currículo, Competências curriculares e Avaliação
Sueli Petry da Luz, Universidade do Vale do Itajaí
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (SP) - Universidade Estadual de Campinas – 2007. Mestre em Educação, área de concentração em Ensino, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS) 1982. Graduada - bacharelado (1970) e licenciatura (1971) em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, em Florianópolis SC). Coordenadora do GEPES/GIEPES/UNIVALI. Especialização em Formação contemporânea para o ensino na área da saúde, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, em Itajaí (SC) 2016. Especialização à distancia em Educação Continuada em Avaliação Institucional, pelo Instituto Superior de Brasília - ISB, Brasília (DF) 1990. Especialização em Administração Universitária, pela Organização Universitária Interamericana, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) , Université du Québec e York University. em 1990. Especialização em Administração escolar, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, em 1985. Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade de Brasília (DF), em 1974. Atuou na área da administração universitária, como Pró-Reitora de Graduação (13 anos), Superintendente Acadêmica (2 anos),na Universidade do Vale do Itajaí e Chefe do Setor de Pesquisa  na Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí - FEPEVI , EM Itajaí (SC) ; Coordenadora Geral dos Cursos Regulares, Coordenadora do curso de Pedagogia e chefe de Departamento no Centro de Ensino Superior, da Fundação de Ensino para o Desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina - FUNDESTE , hoje Universidade Regional de Chapecó (SC). No ensino superior exerceu atividades relacionadas à prática docente relacionada às disciplinas de Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica. Atuou no ensino básico e médio.
Publicado
2016-12-23
Como Citar
Pereira, Y. C. C., Kuroshima, K. N., Dacoreggio, M. dos S., & Luz, S. P. da. (2016). Avaliação como autorregulação docente nos processos de ensino e de aprendizagem: um olhar do Grupo GEPES/UNIVALI. Revista Internacional De Educação Superior, 2(3), 532-551. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7684

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