Banner Portal
Avaliação como autorregulação docente nos processos de ensino e de aprendizagem: um olhar do Grupo GEPES/UNIVALI
PDF

Palavras-chave

Autorregulação docente. Avaliação. Ensino superior. Experiências pedagógicas

Como Citar

PEREIRA, Yára Christina Cesário; KUROSHIMA, Kátia Naomi; DACOREGGIO, Marlete dos Santos; LUZ, Sueli Petry da. Avaliação como autorregulação docente nos processos de ensino e de aprendizagem: um olhar do Grupo GEPES/UNIVALI. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 532–551, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i3.7684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650566. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Este artigo trata de relatos de experiências do grupo GEPES/UNIVALI sobre a autorregulação da prática docente, por meio da avaliação de estratégias utilizadas no Ensino Superior. O objetivo geral foi revelar a autorregulação da prática docente a partir da avaliação das estratégias de ensino, no Ensino Superior. De um modo geral, justifica-se o estudo pela necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre a temática e a urgência em se avançar em concepções e propósitos de como reconhecer a avaliação como processo interdependente da autorregulação da prática docente.A metodologiautilizada foia narrativa.O plano de desenvolvimento deste trabalho envolveu duas partes: a primeira situa a avaliação na referida área e a autorregulação nos processos de ensino e de aprendizagem e, a segunda descreve experiências sobre avaliação como autorregulação docente do processo de aprendizagem do grupo GEPES/UNIVALI. Os resultados demonstraram que a avaliação das diversas ações e estratégias diversificadas, diferentes e criativas, oportunizou a autorregulação da prática docente, bem como, contribuiu significativamente para a autoavaliação dos acadêmicos sobre as experiências, propiciando ajustes e melhorias nas disciplinas com resultados significativos visíveis e de transformação a cada novo semestre em que as professoras ministraram a disciplina
https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7684
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.