O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7675Palavras-chave:
PIBID. Público/privado. Ensino superior. Formação de professoresResumo
O objeto deste trabalho é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo seu objetivo analisar a regulamentação e a aprovação de bolsas e subprojetos do PIBID, sob a perspectiva da relação público/privada no ensino superior. Para tal, o procedimento metodológico utilizado foi a análise da legislação do Programa, bem como os dados disponibilizados nos relatórios do PIBID. Isto posto, é evidenciado que, embora pese o caráter neoliberal na organização do Programa, com relação à parceria público/privada, o maior volume de bolsas e projetos aprovados ainda estavam com o setor público, até 2013. Algumas tensões são apresentadas nessa perspectiva, mas elas também evidenciam a precarização do ensino superior privado e a característica assistencialista do programa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-26
Como Citar
RODRÍGUEZ, M. V.; SEVERINO, J. L.; MACIEL, C.; BRITO, S. H. A. de. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 27–45, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650574. Acesso em: 4 fev. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.