O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior

  • Margarita Victoria Rodríguez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jorismary Lescano Severino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvia Helena Andrade de Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: PIBID. Público/privado. Ensino superior. Formação de professores

Resumo

O objeto deste trabalho é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo seu objetivo analisar a regulamentação e a aprovação de bolsas e subprojetos do PIBID, sob a perspectiva da relação público/privada no ensino superior. Para tal, o procedimento metodológico utilizado foi a análise da legislação do Programa, bem como os dados disponibilizados nos relatórios do PIBID. Isto posto, é evidenciado que, embora pese o caráter neoliberal na organização do Programa, com relação à parceria público/privada, o maior volume de bolsas e projetos aprovados ainda estavam com o setor público, até 2013. Algumas tensões são apresentadas nessa perspectiva, mas elas também evidenciam a precarização do ensino superior privado e a característica assistencialista do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Victoria Rodríguez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do Programa em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Jorismary Lescano Severino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda do Programa em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Caroline Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda do Programa en Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Silvia Helena Andrade de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora do Programa de Educação (Mestrado e Doutorado ) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Publicado
2017-04-26
Como Citar
Rodríguez, M. V., Severino, J. L., Maciel, C., & Brito, S. H. A. de. (2017). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 27-45. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7675