Banner Portal
Análise do rendimento dos alunos com o uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira.
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Música brasileira. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação presencial. Educação a distância.

Como Citar

SILVA, Rivaldo José de Souza. Análise do rendimento dos alunos com o uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 134–149, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650579. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados sobre a utilização do AVA Moodle - UFAL como ferramenta de apoio às aulas presenciais na disciplina Música Brasileira ministrada no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Na Introdução, há uma fundamentação sobre o uso das TIC para a renovação pedagógica. Os autores citados criticam o ensino tradicional centrado no professor e defendem a junção entre educação presencial e a distância, numa combinação de recursos. A pesquisa vem discutir a seguinte pergunta: de que maneira o uso do Moodle e os recursos das TIC se traduzem em resultado expressivo na disciplina presencial Música Brasileira? Na seção Materiais e Métodos, foram utilizadas aulas no AVA Moodle - UFAL com apostilas para leitura, questionários (dos tipos ensaio, múltipla escolha, respostas embutidas, verdadeiro ou falso), fórum, vídeos-documentários, podcasts, wikis, um grupo para a turma no WhatsApp, e um questionário semiestruturado de pesquisa para os alunos. Na seção Resultados e Discussões, são disponibilizadas e analisadas as respostas dos alunos ao questionário de pesquisa, e a participação nas aulas propostas no AVA Moodle – UFAL no primeiro e segundo bimestres em forma de gráficos e porcentagem. Nas Considerações Finais, concluímos que o uso do AVA Moodle – UFAL transformou-se num lugar de encontro e discussão dos alunos e do professor, principalmente no segundo bimestre quando foram ampliados os recursos virtuais utilizados. Dessa forma, o Moodle mostrou-se uma ferramenta poderosa para o ensino, aprendizagem e interação.
https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7681
PORTUGUÊS

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.