Análise do rendimento dos alunos com o uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira.

  • Rivaldo José de Souza Silva Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Música brasileira. Ambiente virtual de aprendizagem. Educação presencial. Educação a distância.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados sobre a utilização do AVA Moodle - UFAL como ferramenta de apoio às aulas presenciais na disciplina Música Brasileira ministrada no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Na Introdução, há uma fundamentação sobre o uso das TIC para a renovação pedagógica. Os autores citados criticam o ensino tradicional centrado no professor e defendem a junção entre educação presencial e a distância, numa combinação de recursos. A pesquisa vem discutir a seguinte pergunta: de que maneira o uso do Moodle e os recursos das TIC se traduzem em resultado expressivo na disciplina presencial Música Brasileira? Na seção Materiais e Métodos, foram utilizadas aulas no AVA Moodle - UFAL com apostilas para leitura, questionários (dos tipos ensaio, múltipla escolha, respostas embutidas, verdadeiro ou falso), fórum, vídeos-documentários, podcasts, wikis, um grupo para a turma no WhatsApp, e um questionário semiestruturado de pesquisa para os alunos. Na seção Resultados e Discussões, são disponibilizadas e analisadas as respostas dos alunos ao questionário de pesquisa, e a participação nas aulas propostas no AVA Moodle – UFAL no primeiro e segundo bimestres em forma de gráficos e porcentagem. Nas Considerações Finais, concluímos que o uso do AVA Moodle – UFAL transformou-se num lugar de encontro e discussão dos alunos e do professor, principalmente no segundo bimestre quando foram ampliados os recursos virtuais utilizados. Dessa forma, o Moodle mostrou-se uma ferramenta poderosa para o ensino, aprendizagem e interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivaldo José de Souza Silva, Universidade Federal de Alagoas
Professor Substituto da Universidade Federal de Alagoas no Curso de Música desde 2016. Professor de Música efetivo da Prefeitura de Maceió - SEMED, na Escola Municipal PIO X desde 2008. Professor de Artes efetivo do Estado de Alagoas - SEE, na Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves desde 2014. Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas em 2005. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesmac em 2015. Mestrando no Mestrado Profissional em Artes - Música, pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2017-04-26
Como Citar
Silva, R. J. de S. (2017). Análise do rendimento dos alunos com o uso do AVA Moodle como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 134-149. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7681