Banner Portal
A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Educação Superior. Gestão educacional. Estado do conhecimento. Institutos federais.

Como Citar

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila; MOROSINI, Marilia Costa. A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 167–185, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i1.7739. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650581. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A Educação Superior no Brasil vem passando por profundas transformações nas ultimas décadas, principalmente se levarmos em consideração as conjunturas que essas modificações vêm ocorrendo, em especial aquelas que se referem ao surgimento de novas instituições emergentes no cenário. Dessa forma, a comunidade de pesquisadores, passou a debruçar-se sobre o entendimento deste fenômeno, na tentativa de compreender esses novos modelos institucionais e a forma que os mesmos se inserem no complexo que é a Educação Superior brasileira. Em 2008, surge um modelo de instituição responsável também pela Educação Superior no Brasil, só que de forma articulada a Educação Profissional e Tecnológica: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Este estudo busca contribuir na construção de uma perspectiva metodológica para o entendimento do campo da Educação Superior desta institucionalidade pelo viés da Gestão Educacional, tendo como base a produção acadêmica desenvolvida por Programas de Pós-Graduação brasileiros entre os anos de 2011 e 2016. Na produção dos dados deste estudo, utilizamos os princípios de Estado do Conhecimento com foco na pesquisa bibliográfica de abordagem descritiva. O estudo aqui apresentado, possibilitou uma melhor compreensão sobre como o campo da Educação Superior é constituído/percebido pela comunidade de pesquisadores, principalmente quando relacionada a Gestão Educacional. A partir dos dados produzidos, foi possível evidenciarmos os diferentes enfoques presentes nas pesquisas, de forma a percebemos uma certa tendência na produção destes estudos, identificando ainda áreas prioritárias e privilegiadas junto a temática.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7739
PORTUGUÊS

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.