A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marilia Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação Superior. Gestão educacional. Estado do conhecimento. Institutos federais.

Resumo

A Educação Superior no Brasil vem passando por profundas transformações nas ultimas décadas, principalmente se levarmos em consideração as conjunturas que essas modificações vêm ocorrendo, em especial aquelas que se referem ao surgimento de novas instituições emergentes no cenário. Dessa forma, a comunidade de pesquisadores, passou a debruçar-se sobre o entendimento deste fenômeno, na tentativa de compreender esses novos modelos institucionais e a forma que os mesmos se inserem no complexo que é a Educação Superior brasileira. Em 2008, surge um modelo de instituição responsável também pela Educação Superior no Brasil, só que de forma articulada a Educação Profissional e Tecnológica: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Este estudo busca contribuir na construção de uma perspectiva metodológica para o entendimento do campo da Educação Superior desta institucionalidade pelo viés da Gestão Educacional, tendo como base a produção acadêmica desenvolvida por Programas de Pós-Graduação brasileiros entre os anos de 2011 e 2016. Na produção dos dados deste estudo, utilizamos os princípios de Estado do Conhecimento com foco na pesquisa bibliográfica de abordagem descritiva. O estudo aqui apresentado, possibilitou uma melhor compreensão sobre como o campo da Educação Superior é constituído/percebido pela comunidade de pesquisadores, principalmente quando relacionada a Gestão Educacional. A partir dos dados produzidos, foi possível evidenciarmos os diferentes enfoques presentes nas pesquisas, de forma a percebemos uma certa tendência na produção destes estudos, identificando ainda áreas prioritárias e privilegiadas junto a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Licenciado em Ciências: Biologia e Química pelo Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre. Professor da Área de Ciências da Natureza do Colégio Estadual Inácio Montanha, lecionando os componentes curriculares de Química e Física para o Ensino Médio; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação (FoPPE)"; com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Gestão da Educação, Processos de Gestão Educacional, Políticas Públicas para Educação.
Marilia Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenadora do Centro de Estudo em Educação Superior (CEES) desenvolvendo estudos junto a Linha de Pesquisa “Formação, Políticas e Práticas de Educação” da mesma instituição, e Coordenadora Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES).
Publicado
2017-04-26
Como Citar
Fontoura, J. S. D. de Ávila, & Morosini, M. C. (2017). A educação superior à luz da produção do conhecimento: o contexto emergente dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 167-185. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7739