Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista

  • Rosa Maria Bortolotti de Camargo Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Fontana Gabbi Universidade Federal de Santa Maria
  • João Loredi Lemes Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Eloísa Berlote Brenner Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Louis Althusser. Cristian Baudelot. Roger Establet. Pierre Bourdieu. Jean-Claude Passeron. Samuel Bowels. Hebert Gintis.

Resumo

Este trabalho é fruto das discussões realizadas na disciplina ofertada no Curso de Mestrado em Educação “A constituição do campo educacional: entre teorias e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é apresentar algumas das principais teorias e conceitos desenvolvidos pelos teóricos em educação considerados da corrente crítico-reprodutivista. A pesquisa utilizada é qualitativa e se configura como uma revisão bibliográfica das principais obras dos autores franceses Louis Althusser, Cristian Baudelot e Roger Establet, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; e dos norte-americanos Samuel Bowels e Hebert Gintis. Os apontamentos aqui apresentados visam contribuir tanto com os estudos dos conceitos desenvolvidos por cada um dos autores apresentados quanto dos conceitos que fundamentam a corrente crítico-reprodutivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria
Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Santa Maria. Professora Formada em Nível I, pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou como formadora de jovens no Projeto Esperança ofertado nos quarteis de Santa Maria à jovens em situação de vulnerabilidade social no ano de 2007. Atuou como professora em escolas maternais, durante dois anos, em escolas privadas da cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil. Realizou mobilidade acadêmica no ano de 2012, por seis meses, na Faculdad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza/Argentina, como bolsista da Asociación de las Universidades del Grupo Montevidéo (AUGM). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia (Anos Iniciais), pela Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2011 e 2014. Foi voluntária do PIBID/UFSM/Pedagogia (Anos Iniciais) durante o ano de 2014 e 2015. É integrante CNPQ de Iniciação Científica do Observatório de Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e vinculado ao Grupo Elos, pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi estudante ERAMUS Mundus, pelo programa IBRASIL financiado pela Uniao Europeia (UE), na Université de Lille 3, em Lille/França. Formação à nível de Master 1 en Sciences de lEducation Spécialité Travail Éducatif en Santé, Social et Scolaire na Université de Lille 3, em Lille/França. Mestranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (2016-2018).
Gabriela Fontana Gabbi, Universidade Federal de Santa Maria
Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/GEPEMat. Colaboradora do projeto Educação matemática nos anos inicias do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino. Especialista em Gestão Educacional pela UFSM.
João Loredi Lemes, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciado em Letras pela Universidade do Norte do Pará (UNOPAR). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do Grupo de Pesquisa- KITANDA: Educação e Intercultura. É escritor membro da Academia Santiaguense de Letras, na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. Escreveu 20 anos de jornalismo - autobiografia de um autodidata (2008) obra que foi selecionada pela URI Erechim para ser enviada à Biblioteca do Senado Americano.
Carmen Eloísa Berlote Brenner, Universidade Federal de Santa Maria
Pedagoga pela URI Santiago. Especialista em Neuropsicopedagogia e Saúde Mental pela Faculdade São Fidelis e especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - KAIRÓS/UFSM. É professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Santiago, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2017-04-26
Como Citar
Camargo, R. M. B. de, Gabbi, G. F., Lemes, J. L., & Brenner, C. E. B. (2017). Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista. Revista Internacional De Educação Superior, 3(1), 224-239. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740