Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista

Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Gabriela Fontana Gabbi, João Loredi Lemes, Carmen Eloísa Berlote Brenner

Resumo


Este trabalho é fruto das discussões realizadas na disciplina ofertada no Curso de Mestrado em Educação “A constituição do campo educacional: entre teorias e práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é apresentar algumas das principais teorias e conceitos desenvolvidos pelos teóricos em educação considerados da corrente crítico-reprodutivista. A pesquisa utilizada é qualitativa e se configura como uma revisão bibliográfica das principais obras dos autores franceses Louis Althusser, Cristian Baudelot e Roger Establet, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; e dos norte-americanos Samuel Bowels e Hebert Gintis. Os apontamentos aqui apresentados visam contribuir tanto com os estudos dos conceitos desenvolvidos por cada um dos autores apresentados quanto dos conceitos que fundamentam a corrente crítico-reprodutivista.


Palavras-chave


Louis Althusser. Cristian Baudelot. Roger Establet. Pierre Bourdieu. Jean-Claude Passeron. Samuel Bowels. Hebert Gintis.

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PORTUGUÊS


DOI: https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7740

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