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Docência na educação a distância
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Termo de Originalidade

Palavras-chave

Educação a distância
Perfil docente
Polidocência.

Como Citar

NUNES, Andrea Karla Ferreira; OLIVEIRA, Alice Virginia Brito de; SABINO, Rosimeri Ferraz. Docência na educação a distância: abordagem sobre o perfil profissional. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019009, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653379. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653379. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo delimitar os elementos distintivos da representação docente para a educação a distância, a partir da análise da legislação sobre a formação docente e do conceito de polidocência. Considerou-se a constituição do perfil docente para atuação nessa modalidade frente às imposições do novo contexto socioeducativo e os desafios para os docentes, principalmente, no que tange à comunicação e à interação que envolvem o processo de ensino e da aprendizagem.  A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciaram que o docente em EaD, dentre os vários atributos que o identificam, deve ser capaz de compartilhar conhecimentos, gerir grupos, ser dialógico, além de apresentar empatia, postura ética,  competência interpessoal e disposição a novas aprendizagens.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653379
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