Banner Portal
Alunos e internacionalização
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Estudantes
Internacionalização
Universidade.

Como Citar

QUIROGA, Sergio Ricardo. Alunos e internacionalização: mobilidade estudantil nos processos de internacionalização. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020023, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8653867. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653867. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

A internacionalização em instituições de ensino superior tem tradicionalmente incluído um amplo conjunto de elementos, tais como programas de estudo, ensino e aprendizagem, pesquisa, arranjos
institucionais, mobilidade de alunos e professores, cooperação, etc. Esta pesquisa aborda as percepções de "participação", "ficar", "experiência" e "cultura" de estudantes da Universidade Nacional de San Luis (UNSL) que participaram do processo de internacionalização das universidades colombianas, chilenos e mexicanos durante o período 2005-2014. Por meio de entrevistas, foram coletados os depoimentos de quatro estudantes que tiveram experiências de internacionalização e que viajaram para centros universitários estrangeiros.A experiência de mobilidade é enriquecedora para os estudantes e para sua futura vida profissional. A experiência de mobilidade é muito forte e poderosa em todas as pessoas e mais estudantes que aspiram a desenvolver uma futura carreira no futuro e, assim, a formação é enriquecido com esses aprendizados em diferentes contextos envolvendo um todo experiência cognitiva e cultural.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8653867
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALARCÓN, F. (2010). La movilidad académica y el proceso de creación del espacio académico centroamericano y la internacionalización de la educación superior latinoamericana. Pre-Congress Workshop Regional Research and Postgraduate System. Panama.

ALTBACH, P.G. (1998). The University as Center and Periphery. In P.G. Altbach (ed.),Comparative Higher education: Knowledge, the University, and Development. Greenwich, CT: Ablex, 19-36.

ALTBACH, P. (2001). Higher Education and the WTO: Globalization Run Amok. International Higher Education(23), 2-4.

ALBACH, P. (2002a). Perspectives on Internationalizing Higher Education. International Higher Education (27).

ALTBACH, P.G. (2002b, summer). Knowledge and Education as International Commodities: The Collapse of the Common Good. International Higher Education 28, 2-5.

CLARK, B. (1991). El sistema de Educación Superior. Una visión comparativa de la organización académica. Editorial Nueva Imagen, Universidad Autónoma Metropolitana Azapotzalco. México.

CLARK, B. (1996). El problema de la complejidad en la educación superior moderna. In Sheldon Rothblatt y Björn Wiittrock (comps.), La universidad europea y americana desde 1800. Las tres transformaciones de la universidad, Barcelona, Ediciones Pomares-Corredor.

CROWTHER, P. (2001). Internationalisation at Home: A Position Paper. Amsterdam: EAIE.

DIÓMEDES, E. (2012). Constructivismo Internacional: un nuevo paradigma de Cooperación para la internacionalización de la educación superior. 8vo Congreso Internacional de Educación Superior. VI International Workshop on Higher Education, Havana, Cuba. Pp. 104-107.

GACEL ÁVILA, J. (2006). Calidad y Educación sin Fronteras. Conference of Jocelyne Gacel-Ávila in December 1, 2006. XV International Meeting of Distance Education in Guadalajara, Jalisco, México. Available in http://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/num6/pdfs/calidad_fronteras.pdf.

GACEL AVILA, J. (2017). Estrategias de Estrategias de internacionalización de la Educación Superior: implementación, evaluación y rankings. México: UNESCO-IESALC.

IAU (2012). Affirming Academic Values in Internationalization of Higher Education: A

Call for Action. Documento de la Asociación Internacional de Universidades. Available in https://www.iau aiu.net/IMG/pdf/affirming_academic_values_in_internationalization_of_higher_educati n 3.pdf.

KNIGHT, J. (2005). Crossborder Education: An Analytical Framework for Program and Provider Mobility. En John Smart and William Tierney (eds.), Higher Education: Handbook of Theory and Practice. Dordrecht, The Netherlands: Springer.

LÓPEZ, M. P. (2013). Capacidades y condiciones institucionales de internacionalización en los grupos de investigación. Ciencia, Docencia y Tecnología, Año XXIV, Nº 46, 69–93.

QUIROGA, S. (2014). Investigación: entre la cooperación local y la internacionalización. Una mirada a los institutos formadores. Alemania: Editorial Académica Española.

QUIROGA, S. (2015). Il viaggio. Razón y Palabra. Revista Electrónica en Iberoamérica Especializada en Comunicación, Nº 90, Junio- Agosto. Available in www.razonypalabra.org.mx.

QUIROGA, S. (2015). La gestión de la internacionalización: entre la comunicación y la interculturalidad. Question, 1(46). Pp. 414-423. Available in http://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/2385/2222.

RAMA, C. (2011). Paradigmas emergentes, competencias profesionales y nuevos modelos universitarios en América Latina. En N. Mainero (Comp.), Ensayos e Investigaciones sobre la problemática universitaria. San Luis: Nueva Editorial Universitaria.

SCHOORMAN, D. (1999). The Pedagogical Implications of Diverse Conceptualizations of Internationalization: A U.S.- based case study. Journal of Studies in International Education, Otoño, 19-46.

VERGER, A. (2006). La liberalización educativa en el marco del AGCS/GATS: Analizando el estado actual de las negociaciones. Archivos Analíticos de Políticas Públicas, 14(9).

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.