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A internacionalização da educação superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
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Palavras-chave

Processos de internacionalização
Educação superior
UNIOESTE.

Como Citar

BASTOS, Carmen Celia Barradas Correia; MANCHOPE, Elenita Conegero Pastor; ASSENZA, Marta Lucia Alves. A internacionalização da educação superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE: da passividade a uma política institucional de internacionalização. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019039, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653899. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653899. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE caracteriza-se como uma universidade multicampi, situada numa região de tríplice fronteira formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai, abrangendo 94 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná. Instituída como Universidade desde 1994, a Unioeste tem buscado instituir uma política de internacionalização. Embora possua em sua estrutura organizacional uma Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais desde a sua implantação, somente nos últimos dois anos é que foi regulamentada na universidade, uma política institucional de Internacionalização, por intermédio de uma Resolução do Conselho Universitário, aprovada em 2017. Durante os vinte anos anteriores, o que ocorreu na Unioeste, foram ações isoladas de atividades internacionais ou participação em Programas de Mobilidade. O objetivo do presente artigo é apresentar a realidade institucional da nossa universidade em relação ao processo de internacionalização nos últimos 22 anos, em que passa de uma condição passiva de internacionalização para o início de uma consolidação de sua política institucional. Na apresentação e discussão buscar-se-á consubstanciar o conceito de internacionalização que mediatiza os trabalhos e intencionalidades da Unioeste no âmbito da política de mobilidade estudantil, de docentes e servidores e o percurso para se chegar a uma política institucional de internacionalização. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se uma metodologia analítica de dados sobre mobilidade, leitura de bibliografia acerca do tema e uma qualificação das informações, a partir dos conceitos trabalhados.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653899
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