Formação do professor para a educação superior em eventos nacionais (2014-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654785

Palavras-chave:

Políticas públicas, Formação do professor, Educação superior.

Resumo

O presente artigo sobre formação do professor para a Educação Superior, se justifica pela relevância e protagonismo que esse processo tem, em um cenário de preocupação com a Educação Básica, decorrente das orientações político-econômicas das organizações multilaterais a que se submetem os países Latinos Americanos. Com o objetivo de analisar, por meio de pesquisa do tipo “Estado da Arte”, a produção científica que focaliza a formação de professores para a Educação Superior em cinco eventos da área de Educação no Brasil (ANPAE 2015, ANPEd 2015, ANPEd SUL 2014 e 2016 e EDUCERE 2015). Teve aportes teóricos de diversos autores, bem como documentos legais, como a LDB (1996) e o PNE (2014), entre outros, subsidiaram a análise dos artigos aprovados e publicados que discutiram a formação do professor para a Educação Superior. Os resultados indicam que a formação desse professor, ao estar pautada em conhecimentos técnicos e científicos e em conhecimentos de como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem, deve possibilitar uma formação que os prepare para realizarem análises críticas e reflexivas de sua prática e do próprio contexto em que atuam (Educação Superior).  Reitera-se a importância dessas análises e de pesquisas para a proposição de subsídios para a formulação de políticas públicas voltadas para essa formação.

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Biografia do Autor

Adilson Luiz Tiecher, Secretaria de Estado da Educação

Doutorando pelo programa de Pós Graduação em Educação da PUCPR. Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná.

               

Danielle da Motta Fialho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda pelo programa de Pós Graduação em Educação da PUCPR. Assessora de Planejamento Acadêmico da PUCPR.

         

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

         

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

TIECHER, A. L.; FIALHO, D. da M.; ENS, R. T. Formação do professor para a educação superior em eventos nacionais (2014-2016). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020002, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654785. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654785. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos