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Caracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019)
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Palavras-chave

Formação de professores
Pedagogia
Educação matemática
Docência no ensino superior

Como Citar

SANTOS, Cicero Augusto dos; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Caracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022001, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8659141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659141. Acesso em: 7 out. 2024.

Resumo

Caracterizar a produção do conhecimento sobre formação e o trabalho de professores formadores, que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia, é o objetivo deste artigo. Para tanto, levantamos teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação na última década, procedimento que faz parte da primeira etapa de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O referencial teórico abarca discussões sobre a presença da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais, campos do conhecimento que a literatura especializada julga pertinente à abordagem, bem como a docência no Ensino Superior, uma vez que o estudo mais alargado centra-se na possibilidade de responder: Quem ensina Matemática em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo? Entendemos que compreender o que dizem estudos/pesquisas realizados anteriormente auxilia no processo de constituição do referencial teórico-metodológico nos constructos que compõe fundamentos argumentativos da validade de um projeto de investigação que visa encontrar respostas à indagação posta. Em termos metodológicos, objetivou-se mapear trabalhos de mestrado e/doutorado defendidos no período de 2009 a 2019 com base em uma experiência do tipo “Estado da Arte”. Qualitativamente, os resultados empreendidos nas investigações anteriores possibilitam aprimorar a pesquisa em curso, a qual perspectivamos contribuir com a produção do conhecimento em Educação Matemática e formação de professores ao olharmos, especificamente, para as práticas de ensino de Matemática no Ensino Superior quando do momento de inserção dos pesquisadores na produção de dados empíricos.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8659141
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