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Das relações entre o currículo prescrito e o currículo avaliado
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Palavras-chave

Currículo
Enade
Licenciatura
Ensino superior
Educação musical

Como Citar

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Das relações entre o currículo prescrito e o currículo avaliado: reflexões sobre a formação do professor de música no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021036, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659190. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O texto apresenta a análise curricular das cinco edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Música realizadas até o momento, no que se refere à seção de conhecimentos específicos, relacionando-a com estudos anteriores a respeito das Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam a construção de projetos pedagógicos de cursos de Licenciaturas em Música, e que analisaram esses projetos de cursos no Brasil. O objetivo é correlacionar currículo prescrito e currículo avaliado, explicitando a presença de uma tradição musical ligada a práticas conservatoriais que se perpetua na área, bem como o espaço restrito conferido à educação básica nesses documentos. A metodologia de análise documental utilizada foi a codificação e categorização propostas pela Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados evidenciaram uma hierarquia de conhecimentos ligados às práticas musicais eruditas: tanto produtos (repertórios) quanto processos (sistematizações e teorizações sobre música). Mostraram, ainda, um movimento de mudança em direção à presença de conhecimentos relacionados às áreas da educação e da educação musical, o que coincide com a avaliação voltada, a partir de 2011, somente para as licenciaturas em Música. Os cursos não parecem considerar os contextos em que estão inseridos, e tanto seus projetos (currículo prescrito) quanto o ENADE (currículo avaliado) evidenciam um currículo do tipo coleção. Por fim, indica-se que as mudanças – se desejadas – podem começar nas ações individuais e coletivas dos docentes, cuja participação na elaboração das políticas de avaliação precisa ser mais significativa.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659190
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