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Política externa brasileira, cooperação sul-sul e ensino superior brasileiro
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Palavras-chave

Educação superior
Cooperação sul-sul
Política externa brasileira

Como Citar

MACHADO, Marília Ribas; MORAES, Mario Cesar Barreto. Política externa brasileira, cooperação sul-sul e ensino superior brasileiro . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021042, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8659233. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659233. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de verificar em que medida o Programa Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) pode ser considerado como um programa que atende aos princípios da Cooperação Sul-Sul (CSS). Para tanto, buscou-se investigar mais a fundo qual o posicionamento da política externa brasileira no momento de concepção do programa, depois buscou-se compreender os motivos reais que proporcionaram a criação do PEC-PG e por fim, buscou-se investigar a concepção de Cooperação Sul-Sul e observar em que medida ela se distancia do modelo comum de cooperação e descobrir se o Programa Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) poderia ser considerado um programa de cooperação que atende aos princípios que balizam a Cooperação Sul-Sul. O desenvolvimento do trabalho se deu através de buscas documentais, periódicos, teses e livros, o paradigma adotado foi o interpretativista, uma vez que o sujeito vê o mundo social na forma de um processo social criado pelos indivíduos envolvidos. Como considerações finais, foi possível observar que o PEC-PG foi criado ensejando auxiliar o desenvolvimento econômico nacional da época e que, embora seja um programa de cooperação entre os países do Sul, não pode ser caracterizado como um programa que atende aos princípios da Cooperação Sul-Sul, pois algumas prerrogativas do programa se distanciam do proposto pela CSS.

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8659233
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