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Metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação
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Palavras-chave

Metodologias colaborativas
Imaginação sociológica
Pós-graduação
Formação

Como Citar

SOUZA, Allan Solano; MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022015, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660681. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a utilização de metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu, as quais visam fomentar a imaginação sociológica dos mestrandos. Parte-se do pressuposto de que as metodologias colaborativas possibilitam produzir conhecimento acadêmico com autoconfiança e inovação. Apresenta-se, então, um relato de experiência, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no semestre letivo 2018.2, envolvendo dois docentes e trinta e cinco mestrandos de três linhas de pesquisa, em uma disciplina obrigatória. Para a sua elaboração, além da produção escrita coletiva dos painéis, foi solicitado o relato individual da experiência de três mestrandas, escolhidas intencionalmente, uma de cada linha, para subsídios empíricos. Os resultados apontam que as metodologias colaborativas possibilitam que cada grupo crie estratégias/encaminhamentos, aguçando a imaginação sociológica dos pós-graduandos com o uso da escrita individual e coletiva. Enfim, os pós-graduandos precisam ser desafiados a fazer experiências novas, a pensar por si nos diferentes espaços da formação. Sem imaginação sociológica aguçada, não há inovação e criação.   

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660681
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