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A construção do campo epistemológico da pedagogia universitária no Brasil
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Palavras-chave

Pedagogia universitária
Epistemologia
Ética e filosofia da educação
Formação e desenvolvimento profissional docente
Ensino superior

Como Citar

QUEIROS, Gean Breda; AROEIRA, Kalline Pereira. A construção do campo epistemológico da pedagogia universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8661709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661709. Acesso em: 8 dez. 2024.

Resumo

O objetivo desse ensaio é dialogar sobre a construção do campo epistemológico da Pedagogia Universitária no Brasil desde a década de 1960 até hoje. Diante dos atuais acontecimentos que modificaram a forma estrutural das aulas universitárias, de presenciais para remotas, por conta de uma crise sanitária mundial, apontamos caminhos pelos quais está passando e como atuar frente aos novos desafios e embates contemporâneos impostos à sua trajetória ao longo dos anos. De natureza descritiva e documental, apresenta referenciais teóricos específicos da área que tematizam e embasam as reflexões aqui assumidas. Em tempos de resistência, seu caráter peculiar aponta para a necessidade ética e filosófica de uma docência conectada, compartilhada e direta entre professores, alunos e instituição de educação superior e não aulas gravadas e desconectadas, rompendo com a lógica do sistema mercantil capitalista e neoliberal. É preciso compreender a pedagogia como ciência da educação para dar conta dos impasses que as universidades estão passando nesse início de século e com esses, a Pedagogia Universitária, como objeto de estudo, constitui a base de uma arquitetura junto as suas características determinantes que fundamenta o ensino na educação superior, a didática e a formação e desenvolvimento profissional docente.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8661709
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