Banner Portal
Internacionalização da educação superior at home
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Universidade
Internacionalização
Educação intercultural

Como Citar

RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; COSTA , Maria Luisa Dalla. Internacionalização da educação superior at home: conceitos, lugares e sujeitos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022036, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8662773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8662773. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de explorar a categoria de internacionalização da Educação Superior (ES) - at home     - em casa (IeC) a partir do uso da metodologia ProKnow-C, na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o uso da metodologia e de outros critérios elencados, 26 artigos foram selecionados e analisados a partir de três categorias: conceitos, sujeitos e lugares. Para tanto, a perspectiva decolonial contribui com as bases epistemológicas às análises. As análises apontam à necessidade de questionar modelos hegemônicos com ênfase na competição, no reforço às desigualdades e aos modelos norte-euro-centrados. A categoria conceitos indica possibilidades a estudantes, professores, técnicos e comunidade externa de ampliar perspectivas para mundos interculturais e pluriversos.  Entretanto, esses conceitos parecem limitar lugares e sujeitos a partir de características de um padrão moderno/colonial restritas a uma pequena parcela da comunidade universitária.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8662773
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALMEIDA, Joana; ROBSON, Sue; MOROSINI, Marília. Baranzeli C. Understanding Internationalization at Home: Perspectives from the Global North and South. European Educational Research Journal. 2019;18(2):200-217.

BOGDAN, Roberto; BIKLEN, San Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. 335 p.. ISBN 0-205-13266-91.

DUSSEL, Enrique. 1492 - O encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

ENSSLIN, Leonardo; ENSSLIN, Sandra Rolim; LACERDA, Rogerio Tadeu de Oliveira; TASCA, Jorge Eduardo. ProKnow-C, Knowledge Development Process- Constructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil, 2010.

ESCOBAR, Arturo. Más allá del desarrollo: postdesarrollo y transiciones hacia el pluriverso. Revista de Antropología Social, n.21, 2012, 23-62. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/rev_RASO.2012.v21.400492012. Acesso em: 22 nov. 2020.

KNIGHT, Jane. Five Truths about Internationalization. Internacional Higher Education. The Boston College Center For International Higher Education. n. 69, Fall 2012. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ihe/IHE69original.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, Arizona, v.8, n. 5, p. 5-31, 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em: 10 jul. 2020.

LEME, Alessandro André. Neoliberalismo, globalização e reformas do estado:

reflexões acerca da temática. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 32, 2010. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1045. Acesso em: 10 jul. 2020.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Henz. Quo Vadis? Avaliação e Internacionalização Da Educação Superior Na América Latina. In: LEITE, Denise, et.al. Políticas de evaluación universitaria en América Latina: perspectivas críticas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2012. 292 p. ISBN 978-987-1891-09-2.

MIGNOLO, Walter. Local Histories/Global Designs: coloniality, subaltern knowledges, and bordes thinking. New Jersey: Princeton University, 2012.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Epistemologia do Sul. Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12 -32, 2017.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira. Internacionalização da educação superior: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, Porto Alegre, ano 22, n. 54, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1590/15174522-99656. Acesso em: 4 nov. 2020.

QUIJANO, Aníbal. Ensayos en Torno a La Colonialidad del Poder. In: MIGNOLO, Walter (compilador). Aníbal Quijano: ensayos en torno a la colonialidad del poder. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2019.

RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy. Concepts, policies and actions of internationalization of Higher Education: reflections on the expertise of a North American University. Revista Brasileira de Educação [online]. 2019, v. 24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240032. Acesso em: 20 jul 2019

RUBIN-OLIVEIRA, Marlize; WIELEWICKI, Hamilton G; e PEZARICO, Giovanna. Internacionalização da Educação Superior: Lugar, Sujeito e Pesquisa como categorias substantivas de análise. 2018. Revista do Centro de Educação – UFSM. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33141. Acesso em: 20 jul 2019.

STEIN, Sharon. Critical internationalization studies at an impasse: making space for complexity, uncertainty, and complicity in a time of global challenges. Studies in Higher Education. 2019 DOI: 10.1080/03075079.2019.1704722.

UE - União Europeia. O Processo de Bolonha e o Espaço Europeu do Ensino Superior. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/policies/higher-education/bologna-process-and-european-higher-education-area_pt. Acesso em: 22 nov. 2020.

WIELEWICKI, Hamilton. G.; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Internacionalização da educação superior: processo de Bolonha. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2010, v. 18, n. 67, pp. 215-234. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200003. Acesso em: Acesso em: 20 jul 2019.

YEMINI, Miri; SAGIE, Netta. Research on internationalization in higher education – exploratory analysis. Perspectives: Policy and Practice in Higher Education. Published on line 28 July, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13603108.2015.1062057. Acesso em: 20 set 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.