Banner Portal
Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE)
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalização da educação
Ensino da língua portuguesa
Justiça social

Como Citar

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria Rebeca. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento da oferta de cursos de português como língua estrangeira (PLE) em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, discutindo essa oferta em relação ao processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados em 60 IES brasileiras, por meio de questionário eletrônico, para subsidiar a discussão da relação entre PLE e internacionalização, com base na literatura e nos dados levantados. Os resultados indicam que a maior parte das IES oferta cursos de PLE, sendo que a região Sul tem a maior representatividade na oferta, e os departamentos de Letras e setores de relações internacionais (em conjunto) respondem por quase toda essa oferta. A discussão dos resultados aponta uma estreita relação entre PLE e o processo de Internacionalização em Casa (IeC). O estudo conclui que, apesar dos esforços para a oferta de PLE nas IES, mais investimentos são necessários para o desenvolvimento da IeC, de maneira a promover a justiça social.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663449
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AGUIAR, André Luiz Ramalho; ALBUQUERQUE, Fleide Daniel Santos de. Projeto de extensão língua portuguesa para a UNILA: a integração pelo ensino de Português como Língua Estrangeira. Revista SURES, Foz do Iguaçu, v. 3, p. 1–12, 2014.

ALMEIDA, Mario Sergio Pinheiro Moreira de. Ensino de português língua estrangeira - PLE - língua global. Revista Virtual de Estudos da Linguagem [ReVEL], v. 2, n. 2, p. 1–8, 2004.

ALTBACH, Philip G. Globalisation and the university: myths and realities in an unequal world. Tertiary Education and Management, Leiden, v. 10, n. 1, p. 3–25, 2004.

BAGNO, Marcos. Do galego ao brasileiro, passando pelo português: crioulização e ideologias linguísticas. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 319–338.

BAUMVOL, Laura Knijnik; SARMENTO, Simone. A Internacionalização em Casa e o uso de inglês como meio de instrução. In: BECK, Magali Sperling et al. (Org.). Echoes: further reflections on language and literature. Florianópolis: EdUFSC, 2016. p. 65–82.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining Internationalization at Home. In: CURAJ, Adrian et al. (Org.). The European Higher Education Area: between critical reflections and future policies. Cham: Springer, 2015. p. 59–72.

BERBER SARDINHA, Antonio Paulo. Beginning Portuguese corpus linguistics: exploring a corpus to teach Portuguese as a foreign language. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v. 15, n. 2, p. 289–299, 1999.

CÂMARA, Átila Rabelo Tavares. Fluxos migratórios para o Brasil no início do século XXI: respostas institucionais brasileiras. 2014. 111 p. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais. Universidade de Brasília. Brasília, 2014.

CAMARGO, Daniela Arguilar; HERMANY, Ricardo. Migração venezuelana e poder local em Roraima. Revista de Estudos Jurídicos UNESP, Franca, v. 22, n. 35, p. 229–251, 2018.

DELL’ISOLA, Regina Lucia Peret; SCARAMUCCI, Matilde Virginia Ricardi; SCHLATTER, Margarete; JÚDICE, Norimar. A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 153–184, 2003.

DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education: nine misconceptions. International Higher Education, Chestnut Hill, v. 64, p. 6–7, 2011.

DE WIT, Hans. The future of internationalization of higher education in challenging global contexts. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 538–545, 2020.

DE WIT, Hans; HUNTER, Fiona; HOWARD, Laura; EGRON-POLAK, Eva. Internationalisation of Higher Education. (Relatório). Bruxelas: Parlamento Europeu, 2015.

DE WIT, Hans; LEAL, Fernanda; UNANGST, Lisa. Internationalization aimed at global social justice: Brazilian university initiatives to integrate refugees and displaced populations. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 567–590, 2020.

FABRÍCIO, Branca Falabella. A “outridade lusófona” em tempos de globalização: identidade cultural como potencial semiótico. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 144–168.

FINARDI, Kyria Rebeca; ARCHANJO, Renata. Washback effects of the Science without Borders, English without Borders and Languages without Borders programs in Brazilian language policies and rights. In: SIINER, Maarja; HULT, Francis M.; KUPISCH, Tanja (Org.). Language Policy and Language Acquisition Planning. Cham: Springer, 2018. p. 173–185.

FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe Furtado. Internationalization and the Covid-19 Pandemic: Challenges and Opportunities for the Global South. Journal of Education, Teaching and Social Studies, Los Angeles, v. 2, n. 4, p. 1–15, 2020.

FINARDI, Kyria Rebeca; SANTOS, Jane Meri; GUIMARÃES, Felipe Furtado. A Relação entre Línguas Estrangeiras e o Processo de Internacionalização: Evidências da Coordenação de Letramento Internacional de uma Universidade Federal. Interfaces – Brasil/Canadá, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 233–255, 2016.

GUALDA, Ricardo. Identidade e discurso em “Avenida Brasil”; “Falar, Ler e Escrever Português” e “Ponto de Encontro”. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 597–619, 2009.

GUIMARÃES, Felipe Furtado. Internacionalização e Multilinguismo: uma proposta de política linguística para universidades federais. 2020. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-graduação em Linguística. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2020.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria Rebeca; CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Internationalization and language policies in Brazil: what is the relationship? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 295–327, 2019.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; KREMER, Marcelo. Adopting English as a medium of instruction (EMI) in Brazil and Flanders (Belgium): a comparative study. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 73, n. 1, p. 217–246, 2020.

KNIGHT, Jane. Updating the definition of internationalization. International Higher Education, Chestnut Hill, v. 33, p. 2–3, 2003.

KNIGHT, Jane. Five myths about internationalization. International Higher Education, Chestnut Hill, v. 62, p. 14–15, 2011.

LAGARES, Xoán Carlos. O galego e os limites imprecisos do espaço lusófono. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 339–360.

LEAL, Fernanda Geremias. Bases epistemológicas dos discursos dominantes de ‘internacionalização da educação superior’ no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Administração). Programa de Pós-graduação em Administração. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário Cesar Barreto. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Phoenix, v. 26, n. 87, p. 1-25, 2018.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: quo vadis América Latina. Avaliação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 763–785, 2012.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583–610, 2009.

MIRANDA, José Alberto Antunes; STALLIVIERI, Luciane. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior no Brasil. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 3, p. 589–613, 2017.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

MOROSINI, Marilia Costa; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97–120, 2018.

MOROSINI, Marilia; USTÁRROZ, Elisa. Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Revista Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 35–46, 2016.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Um Atlântico ampliado: o português nas políticas linguísticas do século XXI. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 53–73.

RAMOS, Milena Yumi. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1–22, 2018.

SALLES, Jerusa Fumagalli de; HOLDERBAUM, Candice Steffen; FINGER, Ingrid. Estudo comparativo do acesso semântico no processamento visual de palavras entre brasileiros monolíngues e chineses multilíngues falantes do português do Brasil como língua estrangeira. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, p. 129–144, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistomologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana, Maracaibo, v. 16, n. 54, p. 17–39, 2011.

SIGNORINI, Inês. Política, língua portuguesa e globalização. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 74–100.

SPOLSKY, Bernard. Language Policy. New York: Cambridge University Press, 2004.

STRECK, Danilo; ABBA, Julieta. Internacionalização da educação superior e herança colonial na América Latina. In: KORSUNSKY, Lionel et al. (Org.). Internacionalización y producción de conocimiento: el aporte de las redes académicas. Buenos Aires: IEC-CONADU, 2018. p. 131–149.

TAQUINI, Reninni; FINARDI, Kyria Rebeca; AMORIM, Gabriel Brito. English as a Medium of Instruction at Turkish state universities. Education and Linguistics Research, Las Vegas, v. 3, n. 2, p. 35–53, 2017.

VAVRUS, Frances; PEKOL, Amy. Critical Internationalization: moving from theory to practice. FIRE - Forum for International Research in Education, Lubbock, v. 2, n. 2, p. 5–21, 2015.

VERTOVEC, Steven. Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, Guildford, v. 30, n. 6, p. 1024–1054, 2007.

VERTOVEC, Steven. Talking around super-diversity. Ethnic and Racial Studies, Guildford, v. 42, n. 1, p. 125–139, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.