Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE)

levantamento e discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663449

Palavras-chave:

Internacionalização da educação, Ensino da língua portuguesa, Justiça social

Resumo

Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento da oferta de cursos de português como língua estrangeira (PLE) em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, discutindo essa oferta em relação ao processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados em 60 IES brasileiras, por meio de questionário eletrônico, para subsidiar a discussão da relação entre PLE e internacionalização, com base na literatura e nos dados levantados. Os resultados indicam que a maior parte das IES oferta cursos de PLE, sendo que a região Sul tem a maior representatividade na oferta, e os departamentos de Letras e setores de relações internacionais (em conjunto) respondem por quase toda essa oferta. A discussão dos resultados aponta uma estreita relação entre PLE e o processo de Internacionalização em Casa (IeC). O estudo conclui que, apesar dos esforços para a oferta de PLE nas IES, mais investimentos são necessários para o desenvolvimento da IeC, de maneira a promover a justiça social.

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Biografia do Autor

Felipe Furtado Guimarães, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na Divisão de Línguas (DL) da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo

Bolsista PQ-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora no Departamento de Línguas, Cultura e Educação (DLCE) da Universidade do Espírito Santo.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 18 ago. 2022.

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