Resumo
Neste trabalho objetiva-se analisar desafios que o presente cenário pandêmico decorrente do Covid-19, tem imposto às instituições do conhecimento (universidades), entendendo que os movimentos nelas gerados estão incorporados ao campo em mudança da Educação Superior, na força de sua diversidade de trajetórias e nas suas interligações, interesses e interlocuções. Discute-se políticas públicas com base nos documentos oficiais impregnados por contradições e questionamentos, face às necessidades contemporâneas, nas questões de tecnologia e sustentabilidade e o modo como as IES a elas respondem. As categorias de análise emergiram do conjunto de informações decorrentes de webinars promovidos pela RIES (Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior) e do estudo de caso de uma universidade comunitária (UPF). A perspectiva de análise faz uso de produções acadêmicas ligadas a políticas públicas no enfrentamento de desafios incitados pela tecnologia e pela sustentabilidade e a reações institucionais tornadas públicas. O estudo evidencia a adoção de novas estratégias na gestão acadêmica. É o momento da Educação Superior se defrontar com a autonomia institucional. A visualização de possibilidades para viver num mundo melhor e sustentável pode ser fortalecida na condução da gestão, considerando necessidades, compromissos, experiências de diferentes IES e o papel da tecnologia nesses processos, em especial no contexto pandêmico vigente.
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