Banner Portal
Educação superior em contexto emergente
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Universidade
Expansão
Democratização

Como Citar

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Educação superior em contexto emergente: a democratização da universidade brasileira em debate. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022021, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8665194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8665194. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

O artigo discute o recente cenário de expansão do acesso à universidade no Brasil, destacando as novas instituições públicas que integram o denominado contexto emergente. Tem como objetivo principal refletir sobre a democratização do acesso e permanência universitária em contexto social de desigualdade. Para isso, mobiliza aporte teórico dos estudos sobre a Educação Superior, apresentando duas estratégias metodológicas: (a) pesquisa de Estado do Conhecimento visando identificar perspectivas e tendências de artigos acadêmicos das principais revistas eletrônicas do país, assim como de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil acerca da temática da democratização da Educação Superior e (b) pesquisa exploratória com docentes de universidades federais implantadas no último período, buscando subsídios empíricos para compreender os limites e as possibilidades da democratização universitária no Brasil. O trabalho realizado sugere que ocorreram avanços em políticas públicas de acesso e permanência na primeira década do século XXI, embora as novas universidades estejam envolvidas em desafios de consolidação de sua estrutura física e projetos institucionais. Portanto, o cenário emergente sinaliza ao que designamos como democratização inconclusa da universidade brasileira, caracterizada pela melhoria relativa do acesso em termos quantitativos e qualitativos, assim como por dilemas de permanência estudantil e de novas abordagens epistemológicas e metodológicas no currículo universitário.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8665194
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das Políticas Educacionais: Transformações e Desafios. Petrópolis: Vozes, 2011. 143p. ISBN 9788532641588.

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. 2. reimpr. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p. ISBN 9788562938047.

BRASIL. Censo de Educação Superior 2016. Brasília: MEC, INEP, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf Acesso em: 30 jan. 2021.

CERDEIRA, Maria Luísa Machado. Educação superior em contextos emergentes: a qualidade e a internacionalização. In: FRANCO, Maria Estela Dal Pai; ZIKOSKI, Jaime José; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling (Org.). Educação superior e contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p. 25-45. 399p. ISBN 9788539706396.

CORBUCCI, Paulo Roberto. Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 88, p. 677-701, out. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300003&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 jan. 2021.

COSTA FILHO, Evandro Soares. Expansão e democratização da educação superior: uma avaliação dos impactos do REUNI no curso de Serviço Social da UFPB. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB-2_90965a08ccb999ab647694d2f698f57d Acesso em: 27 jan. 2021.

DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400010&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 jan. 2021.

FALEIROS, Fabiana. et al. Uso de questionários online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto - Enfermagem, 2016; 25(4):e3880014. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003880014

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p. ISBN 9788522458233.

KRAINSKI, Luiza Bittencourt. A política de cotas na UEPG: em busca da democratização da educação superior. 2013. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_14892f934fb151d746ce8fef9f2473a3 Acesso em: 27 jan. 2021.

LEHER, Roberto. Educação no governo de Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In: MAGALHÃES, João Paulo de Almeida et al. Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003- 2010. Rio de Janeiro: Garamond, 2010, p. 369-412. 424p. ISBN 9788576171966.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Quo vadis? Avaliação e internacionalização da educação superior na América Latina. In: LEITE, Denise et al. (Org.). Políticas de evaluación universitária en América Latina: perspectivas críticas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Instituto de investigaciones Gino German 2012, p. 15-98. 296 p. ISBN 9789871891092.

LIBÂNEO, José Carlos. Alguns aspectos da política educacional do governo Lula e sua repercussão no funcionamento das escolas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p. 168-178, dez.2008 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5405/art12_32.pdf Acesso em: 01 abr. 2021.

LIMA, Cláudia Gonçalves de. Reforma do Estado brasileiro e a reestruturação da educação superior: estratégias do grande capital para os Países de capitalismo periférico e o ideário da democratização dos direitos sociais. 2006. 183f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2006. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_84cf8a923f4d28320546b840a48a2d2b Acesso em: 27 jan. 2021.

LORENZET, Deloíze. Expansão e democratização da educação superior brasileira: a oferta de Licenciaturas nos Institutos Federais no estado do Rio Grande do Sul. 2016. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_744320e3ecd3658b8ec19d0458a7ab34 Acesso em: 27 jan. 2021.

LOURENÇO, Vânia Maria. Limites e possibilidades do Enem no processo de democratização do acesso à educação superior brasileira. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_652d063ea186e0392c65997c0b04a228 Acesso em: 27 jan. 2021.

MARTINS, Rosane Magaly. A educação superior no período pós-LDB/1996: democratização e mercadorização no curso de Direito. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_39852946f486a8c9a3dc9500ec18f331 Acesso em: 27 jan. 2021.

MELO, Lívia Veleda de Sousa e. Democratização do acesso à educação superior pública no Distrito Federal: Universidade de Brasília/Faculdade UnB Planaltina. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade de Brasília, Brasília, 2009. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_37ff88089c668fb3e852efe15d768e68 Acesso em: 27 jan. 2021.

MELO, Nara Poliana de Souza Bandeira de. Políticas públicas, financiamento e democratização da educação superior: avaliação do REUNI da Universidade Federal o Tocantins. 2011. 173f. - Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2011. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFC-7_33e01f5de1ba370bf99afc9a09dcadfe Acesso em: 27 jan. 2021.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista de Educação da UFSM, Santa Maria: Centro de Educação, v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 27 jan. 2021.

MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da Educação Superior e contextos emergentes. Revista Avaliação. Campinas, v.19, n.2, p.385-406, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772014000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 jan. 2021.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.33, p. 1- 27, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982017000100109&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 jan. 2021.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 27 jan. 2021.

OLIVEIRA, Etiene de Sousa Lima de. Acesso e permanência de cotistas na Universidade de Brasília: estratégias para democratização da educação superior 2019. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_b1c699f88ebe8476d0714f1999931ad1 Acesso em: 27 jan. 2021.

OLIVEIRA, Lígia Batista de. Políticas de expansão da educação superior: impactos para a democratização na Região Nordeste. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPE_fad01acbc9715446519e2a8922dd5099 Acesso em: 27 jan. 2021.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on-line, v. 2, n. 3, p. 1-15, jul./set., 2001. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf Acesso em: 12 fev. 2021.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 301-315, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200301&lng=en&nrm=iso Acesso em: 27 jan. 2021.

PEREIRA, Thiago Ingrassia; REIS, Kelly Cristina dos. Estudo da evasão universitária em contextos emergentes: desafios à permanência estudantil. REVISTA FAED - UNEMAT, v. 33, p. 209-225, 2020. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.209225

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Classes populares na universidade pública brasileira e suas contradições: a experiência do Alto Uruguai Gaúcho. Curitiba, PR: Editora CRV, 2015. 244 p. ISBN 9788544402948.

QUEIROZ, Rubení Pereira de. Educação Superior Pública Estadual, reparação histórica e democratização: um estudo sobre as cotas para negros em Goiás. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_GO_ebd55d8f29fc2f60eb8ba58a5ca59b4e Acesso em: 27 jan. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020. 32p. ISBN 9789724084961.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação Superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000400867&lng=en&nrm=iso Acesso em: 21 jan. 2021.

SILVA, Michel Carvalho da. A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo. 2013. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_28475047140afc2a790b038f6b50a8e3 Acesso em: 27 jan. 2021.

TEODORO, António; JEZINE, Edineide. (Org.). Organizações internacionais e modos de regulação das políticas de educação: indicadores e comparações internacionais. Brasília, Liber Livro, 2012. 260 p. ISBN 9788579631023.

TREVISOL, Joviles Vitório. A pós-graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul: interiorização e redução de assimetrias em uma região de fronteira. RBPG, Brasília, v. 12, n. 28, p. 505 - 532, agosto de 2015. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2015.v12.781

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 20. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.175p. ISBN 9788522402731.

UNIVERSITAS. A produção científica sobre Educação Superior no Brasil: 1968-2000. Porto Alegre: ANPED, 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ELL3Z35YdZKaFYcyRQlEDc7Ewv8oeNfi/view Acesso em: 03 fev. 2021.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003

ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. p. 287-309. 309p. ISBN 9788598271873.

ZAGO, Nadir; PAIXÃO, Lea Pinheiro; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação em Foco, ano 19, n. 27, p. 145-169, jan./abr. 2016. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1334. Acesso em: 27 jan. 2021.

ZITKOSKI, Jaime José A universidade na América Latina: algumas encruzilhadas diante do futuro de nosso continente. In: ZITKOSKI, Jaime José; MORIGI, Valter. (Org). Experiências emancipatórias e educação: a docência e a pesquisa. Porto Alegre: Corag, 2013, p. 13-25. 220p ISBN 9788577702701.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.