Resumo
A Professora Dra. Marilia da Costa Morosini é uma das mais prestigiadas intelectuais do Brasil na atualidade. Sua contribuição para a área da educação tem sido intensa, especialmente para a área da educação superior, área em que tem um vasto número de publicações de excelência. desenvolvido muitos projetos de pesquisa, orientado pós-graduandos e sido palestrante em inúmeros eventos nacionais e internacionais. Seu dinamismo pode ser notado pelas suas ideias nesta entrevista, a qual a RIESup teve o privilégio de obter.
Referências
BEELEN, Jos; JONES, Elspeth. Redefining internationalization at home. In: CURAJ, A.; PRICOPIE, L. M. R.; SCOTT, J. S. P. (eds.). The European higher education area: Between critical reflections and future policies. Dordrecht: Springer, 2015a, p. 67-80.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São
Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos, Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira: o início de uma trajetória conceitual. Revista Eventos Pedagógicos. Sinop, v. 14, n. 1, p. 111-123, 2023.
CRES+5 – Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e Caribe. Conferência de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe. Declaração da CRES+5. Brasília, Brasil, 15 de março de 2024. Disponível em: https://cres2018mas5.org/wp-content/uploads/2024/03/Declaracao-CRES5_15-3-2024_PT.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.
MOROSINI, M. C.; DALLA CORTE, M. G. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (org.). Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. v. 1. Porto Alegre: EdiPUCRS, p 35-41, 2021. E-book.
IESALC – Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (2018). III Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe. Declaração. Córdoba, Argentina, 14 de junho de 2018. Disponível em: http://www.cres2018.unc.edu.ar/uploads/Declaracion2018-Port-CRES.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
KÖHLER, Fabiane. A internacionalização no currículo do Ensino Médio: desafios da gestão escolar. 2024. 124 p. Dissertação de (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2024.
LEASK, Beth. Internationalizing the curriculum. Internationalization in Higher Education Series. NY: Routledge, 2015. 214 p.
MOROSINI, M. C. Educação superior na América Latina e Caribe: internacionalização e integração acadêmica. In: Conferências UFGRS, 1., 2017, Porto Alegre. Palestras [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://videos.ufrgs.br/ufrgstv/conferencias. Acesso em: 10 abr. 2024.
PASHBY, Karen; ANDREOTTI, Vanessa de Oliveira. Critical global citizenship in theory and practice: rationales and approaches for an emerging agend. In: HARSHMAN, Jason; AUGUSTINE, Tami; MERRYFIELD, Merry (Ed.). Research in global citizenship education. Charlote: Information Age Publishing, 2015. p. 9-34.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009. Disponível em: http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural.html. Acesso em: 10 abr. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Elisabete Monteiro da Aguiar Pereira (Entrevistador); Marilia Costa Morosini (Entrevistado)