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Modelo de gestão da educação superior privada brasileira
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Palavras-chave

Educação superior privada com fins lucrativos. Oligopólio. Gestão educacional. Grupo Anhanguera

Como Citar

RUAS, Claudia Mara Stapani; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. Modelo de gestão da educação superior privada brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 461–479, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i3.7666. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650562. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda um segmento específico da educação superior, o setor privado com fins lucrativos, focando o Grupo Anhanguera Educacional. O objetivo da pesquisa é analisar o modelo de gestão dessa instituição de educação superior (IES) a partir da abertura de suas ações na BM&FBovespa, em 2007, até se tornar o maior oligopólio educacional, em 2012, da América Latina. Dados documentais, estatísticos e entrevista apresentam as exigências e as estratégias para a inserção e permanência lucrativa no mercado de capitais, desse Grupo. Ressalta, ainda, a adoção de um modelo de gestão gerencial oligopólico, com a dominância do capital financeiro, guiado por estratégias racionalizadora, reducionista, otimizadora e padronizadora, apontando como tendência a monopolização do setor, pelo próprio movimento de fusão e aquisição (F&A) observado no mercado da educação superior privada com fins lucrativos.

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7666
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