Banner Portal
Bookline: uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos
PDF

Palavras-chave

Tecnologia e Educação. Software. Evento Científico. Avaliação.

Como Citar

WEYH, Cênio Back; OLIVEIRA, Fernando Luis. Bookline: uma ferramenta tecnológica a serviço da avaliação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 501–517, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i3.7679. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650564. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O uso das tecnologias vem sendo cada vez mais frequente no ensino. Os softwares que facilitam o trabalho docente enquanto recursos tecnológicos também podem ser utilizados para as demais faces da educação. Os eventos científicos são fundamentais para o aprendizado discente, característico no ensino superior. Considerando-se a complexidade em coordenar um evento pela quantidade de pessoas envolvidas, os meios de envio dos trabalhos para análise e sua avaliação durante o encontro buscou-se introduzir ferramentas tecnológicas. Neste sentido, desenvolveu-se um software para gerenciar eventos científicos provendo uma interface para organização da avaliação de trabalhos e critérios de avaliação, bem como a gerência de avaliadores e suas áreas temáticas de atuação. O software intitulado Bookline foi projetado para ambientes móveis, possibilitando aos avaliadores liberdade para se locomoverem livremente durante as avaliações, recebendo informações adicionais sobre cada critério de avaliação, a fim de viabilizar o mais amplo espectro na constituição da nota do trabalho. Ao final das avaliações, o avaliador enviou suas considerações ao servidor central, que processou e compilou seus dados e dos demais avaliadores identificando se o trabalho foi aceito.  

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i3.7679
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.