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Ensino de probabilidade e estatística por meio da análise exploratória de dados e resolução de problemas
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Palavras-chave

Educação estatística
Ensino de probabilidade
Ensino de estatística
Formação de professores.

Como Citar

SOUZA, Fabiano dos Santos. Ensino de probabilidade e estatística por meio da análise exploratória de dados e resolução de problemas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019002, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652708. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652708. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo baseia-se em estudos, pesquisas e reflexões de um grupo de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística, os quais foram convertidos em uma proposta metodológica para o ensino de probabilidade e estatística implementada numa oficina ministrada no III Dia da Matemática do Laboratório de Educação Matemática (LABEM) de uma Universidade Federal. No estudo participaram 24 sujeitos do curso de licenciatura em Matemática, com objetivo de avaliar a proposta em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos de estatística e probabilidade. Questões teóricas e metodológicas sobre o ensino de probabilidade e estatística foram discutidas, refletidas e trabalhadas durante a oficina, que foi organizada sob a perspectiva de Batanero (2001) e por meio da resolução de problemas Walle (2009). Os objetivos principais desta oficina foram: (i) identificar a Estatística como sendo uma poderosa ferramenta para análise de dados, que pode ser utilizada de forma a equilibrar técnicas e conceitos; (ii) proporcionar aos participantes um espaço de reflexão para a construção de um trabalho coletivo, que interligue saberes acadêmicos e práticos. Os resultados deste trabalho constataram que o ensino de probabilidade e estatística quando é realizado por meio da metodologia da resolução de problemas e da análise exploratória de dados, torna-se mais significativa, fazendo com que os conhecimentos adquiridos nesse processo estejam conectados com o cotidiano dos alunos e com os seus respectivos conhecimentos prévios, proporcionando a construção do letramento estatístico.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652708
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