Banner Portal
Professional education and CTS
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Supplementary Files

Sem título (Português (Brasil))

Keywords

Science
Technology and society
Federal institutes
Professional formation

How to Cite

SILVA, Sidney Reinaldo da; FERNANDES, Rodrigo Rafael. Professional education and CTS: a view on the federal institutes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019019, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653374. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653374. Acesso em: 23 jul. 2024.

Abstract

This text takes an approach to the principles of professional training of the Federal Institutes (FIs) and their correlation with an approach in the field of Science Technology and Society (STS). Its objective was to show how the policies that underpin the institutionality of FIs contribute to think about professional training in the STS perspective, that is, in a socially engaged way. Atfirst,adelineationisconstructedbasedonacriticalpresentationoftheSTSfieldandthetypeofprofessionaltrainingassociatedwithit,inorderto,inasecondmoment,indicatetheethical-politicalbasesofeducationintheFIs,resumingthedocumentonitsconceptionsandguidelinesandthelawofitscreation,Lawnº11.892.ItisshownthattheFIspresentthemselvesasaprivilegedspacefortheSTSformation,andmaybetheoccasionfortheassociationofthiswithaconceptionofprofessionaltrainingofworkers,researchersandcitizenscapableofinterveninginthepublicdecisionprocessesinvolvingsciencetechnology.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653374
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

References

ACEVEDO-DÍAZ, José Antonio; GARCÍA-CARMONA, Antonio. Controversias en la historia de la ciencia y cultura científica. Madrid: Catarata, 2017, 108 p. ISBN: 978-84-9097-323-3. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/Controversias.pdf. Acesso em: 15 maio2018.

ARAÚJO, A. B.; SILVA, M. A. Ciência, tecnologia e sociedade; trabalho e educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 01, p.99-112, jan.-abr., 2012. ISSN 1983-2117. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n1/1983-2117-epec-14-01-00099.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.

BETTELHEIM, C. A luta de classes na União Soviética. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, 320 p. ISBN: 9721013278.

BRASIL. Decreto nº 7.566, De 23 de Setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 20 ago. 2017.

BRASIL. O plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília, DF: MEC, 2007, 43 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em: 15 maio2018.

BRASIL, Histórico. Portal da rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (atualizado em 2016). Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/historico. Acesso em: 11 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União-Seção 1 -30/12/2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 ago. 2017.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica –concepção e diretrizes. Brasília: SETEC –MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2017.

CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politécnica e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, jan.-abr. 2014. ISSN 1516-9537. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7693/5935. Acesso em: 21 jul. 2017.

DAGNINO, R; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico conceitual da tecnologia social. In: DE PAULO, A.; MELLO, C. (Ed.). Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.p. 15-64. ISBN 85-86392-13-8. Disponível em: https://www.oei.es/historico/salactsi/Teconologiasocial.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.

DAGNINO, R. (Org.) Tecnologia social e economia solidária: construindo pontes. [Documento de trabalho do curso Gestão Estratégica em Tecnologia Social]. Campinas: Gapi/Unicamp, 2012. mimeo.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: DAGNINO, R. (Org.). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. 2. ed. rev. ampl. Campinas: Komedi, 2010.p. 53-70. ISBN 978-85-85369-08-8.

DAGNINO, R. Para que ensinar CTS? Revista Brasileira de gestão e desenvolvimento regional, v. 10, n. 3, p. 156-183, set/2014. ISSN 1809-239x. Disponível em: http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1476. Acesso em: 11 abr. 2018.

DAGNINO, R. Ajudando a pensar a universidade pública. Jornalggn, 14/08/2016. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/ajudando-a-repensar-nossa-universidade-publica-por-renato-dagnino. Acesso em: 19 set. 2017.

DANTAS, Éder; SOUZA JUNIOR, Luiz. Na contracorrente: a política do governo lula para a educação superior. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu, 32., 2009. Anais eletrônicos. Caxambu: ANPED, 2009.p. 1-17. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT11-5581--Int.pdf. Acesso em: 23 ago. 2017. (“Sociedade, cultura e educação: novas regulações?).

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 144. ISBN-8571104631.

FEENBERG, A. CriticaI theory of technology. New York: Oxford University Press, 1991, 256 p. ISBN: 7301082207.

FEENBERG, A. Racionalización semocrática: tecnologia, poder y líbertad. 1992. Disponível em http://www-rohan.sdsu.edu. Acesso: 12 mar. 2017.

FEENBERG, A. Transforming technology. New York: Oxford University Press, 2003,218 p. ISBN 0-19-514615-8.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.p. 21-56. ISBN: 9788524919855

FRIGOTTO, G. DICKMANN, I. PERTUZATTI, I. Currículo integrado, ensino médio técnico base nacional comum curricular: entrevista com Gaudêncio Frigotto. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n3, p. 871-884, jul./set. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/download/30272/23739. Acesso em: 19 mar. 2018.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de. Carlos Nelson Coutinho. 4. a edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982, 244 p. ISBN 85-200-0097-5.

HERRERA, A. Los determinantes sociales de la política científica en América Latina. Política científica explícita y política científica implícita, Redes, v. 2, n. 5, diciembre, p. 117-131,1995. ISSN: 1851-7072. Disponível em: http://docs.politicascti.net/documents/Teoricos/Herrera.pdf. Acesso em: 12 maio2017.

JESUS, V. M. B. de; COSTA, A. B. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, A. B. Tecnologia social e políticas públicas. Brasília: Fundação Banco do Brasil, 2013. p. 17-33. ISBN: 978-85-7561-063-3

LACEY, H. Como devem os valores influenciar a ciência? Filosofia Unisinos, v.6, n.1, p. 41-54, jan/abr 2005. ISSN: 1984-8234. Disponível em: revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6333/3482. Acesso em: 20 jul 2017.

LACEY, H. Is science value free? London: Routledge, 1999, 304 p. ISBN: 0415349036.

LINSINGEN, I. CTS na educação tecnológica: tensões e desafios. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Sociedad y Innovación CTS+I, 1º, 2006. Memórias del Congreso IberoCTS+I. México D.F: UNAM, 2006. v.1, p. 1-14. Disponível em: https://www.oei.es/historico/memoriasctsi/mesa4/m04p18.pdf. Acesso em: 15 out. 2017.

LORENZETO, V. C.; MOREIRA, A. F. Uma reflexão sobre abordagem CTS e sua relação com a Educação profissional e tecnológica em contexto brasileiro. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 4., Anais ...Belo Horizonte: CEFET-MG, 2014, p. 1-15. ISSN 1983-1315. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/site/AnaisSENEPT/anaisIVsenept.html. Acesso em: 20 set. 2017. (Tema: Perspectivas para a Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica no cenário brasileiro atual).

MÉSZÁROS,1. Para além do capital. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. 1104 p. ISBN: 9788575590010.

MORENO, Arley. Área de humanidades na universidade tecnológica. In: BITTENCOURT, A.; FERREIRA, N. Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008. p.83-101. ISBN: 9788524914485

NASCIMENTO, A.; RODRIGUES, M.; NUNES, A. O. A pertinência do enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação profissional e tecnológica. RBEPT, v. 2, n. 11, p. 117-129, 2016. ISSN: 2447-1801. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5457. Acesso em: 25 ago. 2017.

NOBLE, D. Social choice in machine design. In: ZIMBALIST, A. (Org.). Case 112 Studies on the labor process.New York: Monthly Review Press, 1989.p. 103-135. ISBN:1412818281.

NOVAES, H. DAGNINO, R. O fetiche da tecnologia. ORG & DEMO, v.5, n.2, p.189-210, 2004.ISSN: 1519-0110.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n.1, p. 1-14, 2009. ISSN: 1681-5653. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2116. Acesso em: 18 jul. 2017.

SANTOS, W. L. P; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001. ISSN 1980-850X. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100007. Acesso em: 27 set. 2017.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C.J. et al. (Org.) Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ: Vozes, 1994. p. 151-166. ISBN: 9788532611758

SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: Análise do Projeto do MEC. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 -Especial, p. 1231-1255, out. 2007. ISSN 1678-4626. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf. Acesso em: 19 out. 2017.

SILVA, S. R.; FERNANDES, R.R. Institutos Federais: uma articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade?. In: JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 11., 2016. Curitiba. Anais eletrônicos..., Curitiba: ESOCITE, 2016. Disponível em: http://www.esocite2016.esocite.net/resources/anais/. Acesso em: 20 mai. 2018. (Tema: ESOCITE 21 Anos: Trajetórias plurais entre passados e futuros).

UNIVERSIDADE DE HAVARD. Program on science, technology and society. (2018). Disponível em: http://sts.hks.harvard.edu/about/whatissts.html. Acesso em: 11 fev. 2018.

VELHO, L. Conceitos de ciência e a política científica, tecnológica e de inovação. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, p. 128-153, jan./abr. 2011. ISSN:1807-0337. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v13n26/06.pdf. Acesso em: 14 mai. 2018.

WINNER. L. Artefatos têm política? Trad. Fernando Manso. In: WINNER. L. The Whale and the Reactor – a search for limits in an age of high technology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.p. 19-39. ISBN: 0226902110. Disponível em: http://www.necso.ufrj.br/Trads/Artefatos%20tem%20Politica.htm. Acesso em: 18 nov. 2017.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.