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Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior
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Palavras-chave

Competências interculturais
Desempenho discente
Interculturalidade
Competências

Como Citar

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marilia Costa. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021001, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8654622. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654622. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Discutir competências interculturais na educação superior brasileira pressupõe um olhar para os aspectos culturais e desenvolvimento de competências nesse contexto, conceitos diretamente entrelaçados com discussões acerca da qualidade. A predominância de “formatos monoculturais arcaicos” que reproduzem diversas formas de racismo ou ainda um ambiente que se fundamenta em uma interculturalidade funcional nos instiga a nutrir reflexões sobre a evolução do contexto da educação superior na América Latina. Além disso, competências é um tema fundamental no ambiente educacional, visto que, preparar os discentes para o mundo global já é mais do que uma realidade. Essa pesquisa buscou analisar a percepção dos discentes quanto ao conceito de competências e competências interculturais e suas práticas em uma universidade pública brasileira. O caminho percorrido foi uma pesquisa de campo, qualitativa, estudo de caso, com uso de questionário e da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais resultados trouxeram confirmação teórica da predominância no Brasil do conceito de competências como input, o conceito de competências interculturais como uma ramificação deste e polissêmico, bem como os elementos (contexto, atores sociais e práticas) como essenciais para o desenvolvimento de competências interculturais na educação superior. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622
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