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Percursos acadêmicos de estudantes cotistas
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Palavras-chave

Educação superior
Sistema de cotas
Estudantes.

Como Citar

GRISA, Gregório Durlo; NEVES, Clarissa Eckert Baeta; RAIZER, Leandro. Percursos acadêmicos de estudantes cotistas : um estudo de caso a luz de equidade, raça e paridade participativa. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020026, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8654940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654940. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O trabalho investiga trajetórias de estudantes cotistas em uma Universidade Federal e busca analisar as razões para diferentes percursos acadêmicos. A metodologia do estudo é a análise de caso, com o uso de survey com três grupos de estudantes: evadidos, retidos e graduados. Os resultados são debatidos a luz dos conceitos de equidade de Rawls, de raça de Guimarães e de paridade participativa de Fraser. Variáveis materiais e sociais concorrem para explicar os diferentes percursos. A falta de tempo para estudar é apontada como decisiva por estudantes com dificuldades em seus percursos. O apoio familiar e o trabalho são determinantes para o êxito acadêmico. Gênero e raça são variáveis influentes no que tange ao sucesso e ao fracasso acadêmico. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8654940
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