Banner Portal
A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior
PORTUGUÊS
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalização da educação
Comunicação
Educação superior

Como Citar

ROCHA, Leandro Cunha; STALLIVIERI, Luciane. A comunicação institucional e a internacionalização da educação superior: uma revisão de literatura. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021033, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8660540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660540. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é recomendada a se conduzir de forma abrangente, através de ações comprometidas e direcionadas, contando com a participação de todos os membros das comunidades universitárias. A comunicação institucional é uma das ações que auxiliam na difusão e na visibilidade desse processo. O presente estudo realiza uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa, exploratória e de natureza aplicada. Utilizou pesquisa bibliográfica, análise documental na coleta de dados e análise de conteúdo para o tratamento desses dados, seguindo a lógica indutiva. Conduziu-se através de dois objetivos; (i) apurar a tendência da produção científica em relação à comunicação e/ou promoção da internacionalização das IES e; (ii) determinar pontos de conexão entre os temas comunicação institucional e internacionalização das IES. Constatou-se que a comunicação institucional, na perspectiva internacional, tende a ser utilizada, com maior relevância, para atração de estudantes internacionais, por meio das mídias sociais e páginas eletrônicas; deixando de considerar, entretanto, os demais atores envolvidos nesse processo, ou seja, os docentes, os pesquisadores e os gestores educacionais. Constatou-se ainda que a ênfase das ações de comunicação institucional deixam de evidenciar outras formas de cooperação internacional, fundamentais para a projeção e para a visibilidade de uma IES, tais como resultados de pesquisas e projetos de extensão universitária. 

https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8660540
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ASAAD, Yousra.; MELEWAR, TC; COHEN, Geraldine. Export market orientation behavior of universities: the British scenario. Journal of Marketing for Higher Education, v. 25, n. 1, p. 127–154, 2015. DOI: 10.1080/08841241.2015.1031315. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08841241.2015.1031315. Acesso em: 24 abr. 2020.

ASHOUR, Sanaa. Branding of Germany’s transnational education and its potentials in the Arabian Gulf Region. Cogent Education, v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.1080/2331186X.2018.1463936. Disponível em: https://doi.org/10.1080/2331186X.2018.1463936. Acesso em: 24 abr. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. ISBN 978-85-62938-04-7.

BARTOSIK-PURGAT, Małgorzata; FILIMON, Nela.; KIYGI-CALLI, Meltem. Social media and higher education – An international perspective. Economics and Sociology, v. 10, n. 1, p. 181–191, 2017. DOI: 10.14254/2071-789X.2017/10-1/13. Disponível em: https://economics-sociology.eu/files/ES_10_1_Bartosik-Purgat_Filimon_Kiygi%20Calli.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

BRANDMEIR, Christopher L. A Study of Perceived Marketing Messages in International Higher Education Services Marketing. 2016. 212p. Tese (Doutorado em Business Administration) – School of Advanced Studies, University of Phoenix, Phoenix, Estados Unidos, 2016. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/1776184101?accountid=26642. Acesso em: 24 abr. 2020.

CHMELAŘOVÁ, Kateřina. How can higher education institutions attract more students from the Czech Republic and Denmark to participate in an international mobility using social media marketing activities?. 2018. 82p. Dissertação (Mestrado) – International Marketing Programme, Aalborg University, Aalborg, Dinamarca, 2018. Disponível em: https://projekter.aau.dk/projekter/files/281255598/IM_thesis_KaterinaChmelarova.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020

CRĂCIUN, Daniela. National Policies for Higher Education Internationalization: A Global Comparative Perspective. In: CURAJ, Adrian; DECA, Ligia; PRICOPIE, Remus. (Eds.). European Higher Education Area: The Impact of Past and Future Policies. Cham: Springer International Publishing, p. 95–106, 2018. DOI: 10.1007/978-3-319-77407-7_7. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-77407-7. Acesso em: 29 abr. 2020.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p. ISBN 978-85-363-2300-8.

DE WIT, Hans et al. International Mapping of National Tertiary Education Internationalization Strategies and Plans (NTEISPs). Boston: Center for International Higher Education, v. 12, 2019. Disponível em: https://www.bc.edu/content/dam/bc1/schools/lsoe/sites/cihe/publication/pdf/Perspectives%2012.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

DIAS COSTA, Lara Sofia de Sousa Barbosa e. Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seu contributo para a promoção da Internacionalização do Ensino Superior: o Caso do GRI da ESEC. 2015. 174p. Dissertação (Mestrado em Marketing e Comunicação) – Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2015. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/11437. Acesso em: 24 abr. 2020.

DUQUE, Luciano Alessandro. Comunicação Organizacional nas Universidades: As Estratégias Digitais para a Internacionalização de Currículos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE REDES SOCIAIS, 1, 2017, Évora. Anais […]. Évora, Portugal, Universidade de Évora, 2017. p. 208–231. Disponível em: http://www.cires2017.uevora.pt/livro_atas_ICIReS.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

FERREIRA, Celene Fidelis Frias. The challenges of the strategic communication of the Portuguese public universities in the internationalization processes. Revista Internacional de Relaciones Públicas, v. 9, n. 18, p. 179–196, 2019. DOI: 10.5783/RIRP-18-2019-10-179-196. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5783/RIRP-18-2019-10-179-196. Acesso em: 24 br. 2020.

FINDLAY, Allan M; MCCOLLUM, David; PACKWOOD, Helen. Marketization, marketing and the production of international student migration. International Migration, v. 55, n. 3, p. 139–155, jun. 2017. DOI: 10.1111/imig.12330. Disponível em: https://doi.org/10.1111/imig.12330. Acesso em: 23 abr. 2020.

FUJITA, Momoko; HARRIGAN, Paul; SOUTAR, Geoffrey Norman. International students’ engagement in their university’s social media: An exploratory study. International Journal of Educational Management, v. 31, n. 7, p. 1119–1134, 2017. DOI 10.1108/IJEM-12-2016-0260. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJEM-12-2016-0260. Acesso em: 23 abr. 2020.

GAI, Lili; XU, Chunhao; PELTON, Lou E. A netnographic analysis of prospective international students’ decision-making process: implications for institutional branding of American universities in the emerging markets. Journal of Marketing for Higher Education, v. 26, n. 2, p. 181–198, jul. 2016. DOI: 10.1080/08841241.2016.1245233. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08841241.2016.1245233. Acesso em: 23 abr. 2020.

GAO, Yuan. A set of indicators for measuring and comparing university internationalisation performance across national boundaries. Higher Education, v. 76, n. 2, p. 317–336, 2018. DOI: 10.1007/s10734-017-0210-5. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0210-5. Acesso em: 24 abr. 2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Refletindo sobre Critérios de Qualidade da Pesquisa Qualitativa. Gestão.Org: Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 3, n. 2, p. 81–89, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21573. Acesso em: 30 abr. 2020.

GOTTLIEB, Udo Rainer.; BEATSON, Amanda. High on emotion! perceived value: influencing decision-making processes at international student recruitment trade shows. Journal of Marketing for Higher Education, v. 28, n. 2, p. 282–297, 2018. DOI: 10.1080/08841241.2018.1476430. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08841241.2018.1476430. Acesso em: 23 abr. 2020.

HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-2615-8.

HUDZIK, John K. Comprehensive Internationalization: From Concept to Action. Washington, D.C.: NAFSA: Association of International Educators, 2011. Disponível em: http://ecahe.eu/w/images/1/1f/Comprehensive_Internationalization_-_NAFSA.pdf. Acesso em: 03 nov. 2019.

HUDZIK, John K. Strategic Institutional Partnerships and Comprehensive Internationalisation. In: JOOSTE, Nico; DE WIT, Hans; HELETA, Savo. (Eds.). Higher Education Partnerships for the Future. Nelson Mandela Metropolitan University ed. Port Elizabeth, South Africa: Unit for Higher Education Internationalisation in Developing World, p. 23–39, 2015. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/sites/default/files/9._higher_education_partnerships_for_the_future.pdf#page=23. Acesso em: 03 nov. 2019.

JAMES, Melissa. Understanding International Student Recruitment as Export Marketing Behaviour in Higher Education Institutions. 2018. 262p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Department of Educational Research, Lancaster University, Lancaster, Inglaterra, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.17635/lancaster/thesis/429. Acesso em: 24 abr. 2020.

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Strategies for internationalisation of higher education: historical and conceptual perspectives. In: Strategies for Internationalisation of Higher Education. Amsterdam: European Association for International Education, 1995. p. 5–32.

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education: Past and Future. International Higher Education, n. 95, p. 2–4, 2018. DOI: 10.6017/ihe.2018.95.10715. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6017/ihe.2018.95.10679. Acesso em: 24 abr. 2020.

KOLDAS, Umut et al. Branding and internationalization of higher education in an unrecognized state through sports: the Women Basketball Team of Near East University in Northern Cyprus. Quality and Quantity, v. 52, n. s1, p. 725–735, 2018. DOI: 10.1007/s11135-017-0649-6. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11135-017-0649-6. Acesso em: 24 abr. 2020.

LEWIN-JONES, Jenny. Discourses of ‘internationalisation’: a multimodal critical discourse analysis of university marketing webpages. Research in Post-Compulsory Education, v. 24, n. 2–3, p. 208–230, 2019. DOI: 10.1080/13596748.2019.1596418. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13596748.2019.1596418. Acesso em: 24 abr. 2020.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. Tradução: Opportunity Translations. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. ISBN 978-85-7605-887-8.

MARQUES, Cláudia Montenegro Moreira. Marketing aplicado às Universidades na captação de estudantes estrangeiros. 2015. 124p. Trabalho de Projeto de Mestrado (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/19060. Acesso em: 24 abr. 2020.

MUNZLINGER, André. A Internacionalização dos Websites das Instituições Federais de Ensino do Brasil. 2016. 142p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, 2016. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2016/361541_1_1.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

PLUTA-OLEARNIK, Mirosława. The Internationalisation of Marketing in the Education and Research Sector. Marketing of Scientific and Research Organizations, v. 18, n. 4, p. 77–95, 2015. DOI: 10.14611/minib.18.04.2015.10. Disponível em: https://content.sciendo.com/view/journals/minib/18/4/article-p77.xml. Acesso em: 24 abr. 2020.

QUELHAS, Adriane; FARIAS FILHO, José Rodrigues. Proposta metodológica para o desenvolvimento de fundamentação teórica sobre cultura, clima e comportamento organizacional. Sistemas & Gestão, v. 14, n. 1, p. 28–38, 2019. DOI: 10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1452. Disponível em: http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/view/1452. Acesso em: 30 abr. 2020.

ROSYIDAH, Naeli; MATIN; ROSYIDI, Unifah. Internationalization in higher education: University’s effective promotion strategies in building international trust. European Journal of Educational Research, v. 9, n. 1, p. 351–361, 2020. DOI: 10.12973/eu-jer.9.1.351. Disponível em: https://doi.org/10.12973/eu-jer.9.1.351. Acesso em: 24 abr. 2020.

SAMOKHVALOVA, Alexandra. Branding higher education: The case of Malaysian higher education promotion on the Internet. Kajian Malaysia, v. 35, n. 2, p. 87–104, 2017. DOI: 10.21315/km2017.35.2.5. Disponível em: https://doi.org/10.21315/km2017.35.2.5. Acesso em: 24 abr. 2020.

SIN, Cristina; ANTONOWICZ, Dominik; WIERS-JENSSEN, Jannecke. Attracting International Students to Semi-peripheral Countries: A Comparative Study of Norway, Poland and Portugal. Higher Education Policy, 2019. DOI: 10.1057/s41307-019-00135-3. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41307-019-00135-3. Acesso em: 24 abr. 2020.

SIN, Cristina; TAVARES, Orlanda; CARDOSO, Sónia. Portuguese institutions’ strategies and challenges to attract international students: External makeover or internal transformation? Journal of International Students, v. 9, n. 4, p. 1095–1114, 2019. DOI: 10.32674/jis.v9i4.185. Disponível em: https://www.ojed.org/index.php/jis/article/view/185. Acesso em: 24 abr. 2020.

SLOKA, Biruta et al. Social Networks as Information Channel for Attraction of Foreign Students. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ECONOMIC SCIENCE FOR RURAL DEVELOPMENT, 40, 2015, Jelgava. Proceedings […]. Jelgava, Letônia, 2015. p.83–93. Disponível em: https://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=LV2015000461. Acesso em: 24 abr. 2020.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Tradução: Karla Reis. Porto Alegre: Penso, 2011. ISBN 978-85-63899-33-0.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. 1 ed. Curitiba : Appris. 2017. 293p. ISBN 978-85-473-0424.

STEIN, Sharon. National exceptionalism in the “EduCanada” brand: unpacking the ethics of internationalization marketing in Canada. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 39, n. 3, p. 461–477, 2018. DOI: 10.1080/01596306.2016.1276884. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01596306.2016.1276884. Acesso em: 24 abr. 2020.

TENG, Shasha; KHONG, Kok Wei; CHONG, Alain Yee Loong. Study abroad information in the new media. Journal of Marketing for Higher Education, v. 25, n. 2, p. 263–286, 2015. DOI: 10.1080/08841241.2015.1079086. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/08841241.2015.1079086. Acesso em: 24 abr. 2020.

TITARENKO, Larissa; LITTLE, Craig B. International Cross-Cultural Online Learning and Teaching: Effective Tools and Approaches. American Journal of Distance Education, v. 31, n. 2, p. 112–127, 2017. DOI: 10.1080/08923647.2017.1306767. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08923647.2017.1306767. Acesso em: 23 abr. 2020.

TOMMILA, Susanna. Higher Education in the International Market: A Savonia UAS Student Recruitment Marketing Research. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Sociais, Business e Administração) – Savonia University of Applied Sciences, Kuopio, Finlândia, 2020. Disponível em: http://urn.fi/URN:NBN:fi:amk-202003213725. Acesso em: 24 abr. 2020.

TREINTA, Fernanda Tavares et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508–520, 2014. DOI: 10.1590/S0103-65132013005000078. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132013005000078. Acesso em: 30 abr. 2020.

URBANOVIČ, Jolanta; WILKINS, Stephen; HUISMAN, Jeroen. Issues and challenges for small countries in attracting and hosting international students: the case of Lithuania. Studies in Higher Education, v. 41, n. 3, p. 491–507, 2016. DOI: 10.1080/03075079.2014.942267. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2014.942267. Acesso em: 24 abr. 2020.

VELETSIANOS, George et al. Selective openness, branding, broadcasting, and promotion: Twitter use in Canada’s public universities. Educational Media International, v. 54, n. 1, p. 1–19, mar. 2017. DOI: 10.1080/09523987.2017.1324363. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09523987.2017.1324363. Acesso em: 23 abr. 2020.

WILKINS, Stephen; BUTT, Muhammad Mohsin; HEFFERNAN, Troy. International brand alliances and co-branding: antecedents of cognitive dissonance and student satisfaction with co-branded higher education programs. Journal of Marketing for Higher Education, v. 28, n. 1, p. 32–50, jan. 2018. DOI: 10.1080/08841241.2017.1393785. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08841241.2017.1393785. Acesso em: 23 abr. 2020.

ZHELEV, Paskal; PENEVA, Maria. Challenges to Internationalisation through Foreign Students’ Attraction – А Case Study of A Bulgarian Public University. In: INTERNATIONALISATION ENHANCING QUALITY OF LEARNING AND TEACHING, 2018, Ljubljana. Conference proceedings […]. Ljubljana, Eslovênia, 2018. p. 24–36. Disponível em: https://www.cmepius.si/wp-content/uploads/2019/06/Conference-proceedings_IEQLT_March2018.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.