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Inovação e inclusão: uma integração em favor dos alunos de escola pública na universidade
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Palavras-chave

Inovação e inclusão. Universidade pública e inclusão. Educação superior e inovação

Como Citar

PEREIRA, Elisabete Monteiro Aguiar. Inovação e inclusão: uma integração em favor dos alunos de escola pública na universidade. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 175–190, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i1.7538. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650543. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto relata resultados da pesquisa que visou conhecer e avaliar o impacto do Programa de Formação Superior Interdisciplinar (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas, por se tratar de um programa experimental voltado para um grupo diferenciado de alunos, com demandas específicas e com um currículo diferenciado. Como objetivos a pesquisa buscou: - conhecer a visão dos docentes sobre o oferecimento do curso com as especificidades que possui e como lidaram com alunos com distintas demandas e com os desafios pedagógicos de um currículo de formação geral e interdisciplinar; - avaliar o Programa do ponto de vista dos alunos e da coordenação sobre a arquitetura do currículo  voltado para uma formação geral e cultural; - levantar os alcances do curso quanto à inclusão social e combate à autoexclusão; - conhecer a avaliação dos alunos sobre a formação recebida para prepará-los academicamente para a continuidade da formação profissional e a atuação como cidadão. A pesquisa se reveste de importância uma vez que a universidade ainda não se conhece como administradora de um curso de formação tão específica como é o objetivo do ProFIS. A metodologia utilizada foi diferenciada para cada um dos aspectos a ser avaliado e para cada grupo de sujeitos. Questionários para alunos, entrevistas para professores e coordenadores. Os resultados demonstram a satisfação dos alunos, as boas considerações feitas ao design do curso pelos professores e coordenadores, a efetiva inclusão que proporciona a esse grupo tão específico de clientela universitária.

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7538
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