Banner Portal
Condicionantes sociais, lógica das práticas e elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico do estudante da pós-graduação
PDF

Palavras-chave

Estudante da pós-graduação. Habitus. Campo científico. Produção de conhecimento.

Como Citar

OLIVEIRA, Maísa Aparecida; FERNANDES, Maria Cristina Silveira Galan. Condicionantes sociais, lógica das práticas e elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico do estudante da pós-graduação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 478–493, 2017. DOI: 10.22348/riesup.v3i3.7777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650619. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo busca compreender a atuação do estudante da pós-graduação, tendo como foco o desenvolvimento de elementos constitutivos do habitus acadêmico-científico. A pesquisa apresentou natureza quali-quantitativa e foi realizada em duas universidades públicas. Os participantes da pesquisa responderam um questionário on-line e uma entrevista semiestruturada. Elementos da origem cultural e social dos agentes são evidenciados em suas trajetórias escolares, ações, estratégias e posições hierárquicas estabelecidas no campo da pós-graduação. A concepção da educação como possibilidade de ascensão e manutenção social está presente no ideário das famílias. Os estudantes pertencentes às classes desprivilegiadas culturalmente se esforçaram para se adequarem ao capital cultural e escolar dominantes. Os estudantes que possuem privilégios sociais utilizam o capital cultural incorporado por suas famílias como estratégia para manutenção no campo. Os resultados indicam a construção de uma nova configuração cultural no âmbito universitário em que o processo de construção do habitus do estudante é mediado pelas múltiplas relações sociais e institucionais estabelecidas no campo acadêmico-científico, trazendo, assim, implicações na socialização dos estudantes.

https://doi.org/10.22348/riesup.v3i3.7777
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.