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Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID
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Auto(trans)formação
Formação de professores
PIBID
Círculos dialógicos Investigativo-formativos
Desenvolvimento profissional docente.

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RAMOS, Maria Rosângela Silveira; HENZ, Celso Ilgo; BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019003, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652428. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652428. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado concluída em 2017, que teve como objetivo compreender e analisar a realização e os desdobramentos formativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), nos subprojetos de Química e Biologia em uma Instituição de Ensino Superior. As narrativas apresentadas são retiradas dos diálogos emergidos nos encontros presenciais, realizados em cada campus participante da pesquisa. Nesses encontros, utilizamos a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, inspirados nos Círculos de Cultura freireanos em aproximação com a pesquisa-formação . Os encontros possibilitaram a percepção de que os Círculos Dialógicos Investigativo-formativos contribuem para a ação-reflexão-ação sobre as práxis educativas dos pibidianos e com a auto(trans)formação permanente tanto dos professores quanto dos bolsistas de iniciação, contribuindo com o desenvolvimento profissional docente.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652428
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