Banner Portal
As contribuições da docência em cursos lato sensu para a integração das tdic ao currículo na formação inicial
PORTUGUÊS
ENGLISH

Arquivos suplementares

Declaração de originalidade

Palavras-chave

Formação docente
TDIC
Mídia-educação

Como Citar

CERNY, Roseli Zen; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; STEIN, Graziela Gomes; ROCHA, Julia Maria Gerhardt da. As contribuições da docência em cursos lato sensu para a integração das tdic ao currículo na formação inicial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019024, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8652949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652949. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo se insere no contexto da pesquisa sobre um Curso de formação de educadores visando a integração das tecnologias ao currículo, ofertado na modalidade a distância. Temos como objetivo analisar se a vivência de docentes universitários como professores do Curso EECD favoreceu a incorporação da discussão sobre a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos cursos de licenciatura em que atuam. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo pautada na metodologia de Análise de Conteúdo.  Com base nas respostas dos professores inferir que a vivência no curso aprimorou o trabalho nas licenciaturas onde atuam, com conhecimentos sobre novos recursos tecnológicos e usos pedagógicos; a compreensão de que os contextos de aprendizagem são norteadores do processo de integração das tecnologias; e a articulações entre Cultura Digital e as áreas de ensino.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652949
PORTUGUÊS
ENGLISH

Referências

ALMEIDA, M. E. Bianconcini de. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de webcurrículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini et al. Webcurriculo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p.22-40. Disponível em: https://issuu.com/letracapital/docs/web_curr__culo. Acesso em: 20 maio de 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Incorporação da tecnologia de informação e comunicação na escola: vencendo desafios, articulando saberes e tecendo a rede. In: MORAES, M. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp/NIED, 2002. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3165/2095. Acesso em: 20 maio de 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, nov. 2010. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2262/2229. Acesso em: 20 maio de 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. SILVA, Maria. da Graça. Moreira. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. e-Curriculum, São Paulo, PUC-SP, v. 7 n. 1, abr. 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002. Acesso em: 20 maio de 2018.

ALONSO, Kátia. Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104. p. 747-768, out. 2008.

ARAÚJO, Patrícia Maria Caetano. Um olhar docente sobre as tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. 2004, 161. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 232-239, maio/ago. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12036/9454. Acesso em: 20 maio de 2018

BAHIA, Norinês Panicacci; DURAN, Marília Claret Geraes. Formação de professores em cursos a distância: mapeando o tema. Educação & Linguagem. v. 12, n. 19, p. 52-79, Jan-Jun. 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO. Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e comunicação na formação e no trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-1002, out./dez. 2012.

BARRETO, Raquel Goulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 41-58, maio 2012. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n1p41/21907. Acesso em: 02 dez. 2018.

BAZZO, Walter A.; VON LINSINGEN, Irlan.; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madri: Organização dos Estados Ibero-americanos, 2003.

BAZZO, Vera Lúcia. Dilemas da profissionalidade docente na educação superior: entre o cientista e o mestre. Tese (Doutorado) - PPGEdu/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, 2007.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação? 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BELLONI, Maria Luiza; BEVORT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc. 2009, v.30, n.109, p.1081-1102. ISSN 0101-7330.

BELLONI, Maria Luiza. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. São Paulo: Papirus, 2010.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, PierCesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas-SP: Papirus, 2012.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez., 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/. Acesso em: 20 maio 2018.

BORGES, Marilene A. F. SCHENATZ, BianccaNardelli. O currículo e as TDIC: criando possibilidades para práticas pedagógicas com o uso das tecnologias digitais. ESUD 2014 - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2014, UNIREDE.

CERNY, Roseli Zen; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo. Formação de professores para à integração das TDIC ao Currículo. In: MACIEL, C.; ALONSO, Kátia M.; PANIAGO, M. C Educação a distância: integração entre sujeitos, plataformas e recursos.. Cuiabá: EduFMT, 2016. v.11.

CIANELLA, Dianna; PALÁCIO, Maria Augusta; GIANNELLA, Taís; STRUCHINER, Miriam. A integração das TDIC no contexto escolar: utilização da ferramenta de internet diário do corpo para discutir o tema saúde/estado nutricional de forma transversal ao currículo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19, 2013, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: SBC, 2013. p.1-9. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/80. Acesso em: 20 maio 2018.

COUTINHO, Roberto Q.; MARINO, Jacira Guiro. Resgatando espaços e construindo ideias: FORGRAD 1997 a 2003. Recife: Editora Universitária UFPE, 2003.

COUTINHO, Clara Pereira. TPACK: em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Revista Científica de Educação a Distância. v. 2, n. 4, 2011.

CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesq., São Paulo, 2013. Ahead of print.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v.1, n.1, p. 34-42, jan./jun. 2014.

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: Análise das Experiências das Áreas de Ciências e da Saúde com o Uso da Ferramenta Constructure. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Química Biológica Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de .; STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Taís Rabetti. Integração de tecnologias de informação e comunicação no ensino: contribuições dos modelos de fifusão e adoção de inovações para o campo da tecnologia educacional. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 9, p. 89-106, 2010.

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; RESES, Gabriela. Nóbrega.; PEREIRA, Patrícia Barbosa. Ensino de Ciências Naturais e a cultura digital: desenvolvimento de conhecimentos docentes para e sobre a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino fundamental. In: CERNY, Roseli Zen; RAMOS, E. M. F.; BRICK, E. M.; OLIVEIRA, A. dos S.; SILVA, M. R. Formação de professores na cultura digital: à construção coletiva de uma proposta. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (CED/ NUP), 2017.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, PierCcesáre. (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 57-92

FEENBERG, Andrew. O que é a Filosofia da Tecnologia. Conferência pronunciada aos estudantes universitários de Komaba, 2003, sob o título de “What is Philosophyof Technology?”. Tradução de Agustín Apaza. 2003.

FRANCO, Maria Laura Pluglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Liber Livro, 2012.

GRAHAM, Charles. R.; et al. TPACK development in science teaching: measuring the TPACK confidence of inservice science teachers. TechTrends. v.53, n.5, p.70-79, 2009.

GESSINGER, Rosana Maria; MORAES, Márcia Cristina; LEITE, Leticia Lopes; LIMA, Maria do Rosário Valderez. O uso pedagógico de recursos tecnológicos como estratégia para qualificar o ensino e contribuir para a redução da evasão na educação superior. In: CONFERENCIA SOBRE EL ABANDONO EM LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 3., 2013, México. Comunicações. México: [s.n.], 2013. p 1-8. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/946. Acesso em: 20 maio 2018.

JIMOYANNIS, Athanassios;. Developing a technological pedagogical content knowledge framework for science education: implications of a teacher trainers’ preparation program. In: COHEN, E. (Org.). Proceedings of Informing Science & IT Education Conference (InSITE). 2010b. p.597- 607.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Introducing technological pedagogical knowledge. In: AACTE (Ed.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. p. 3-30. New York, NY: MacMillan, 2008.

LÓPEZ, José Luis Luján.; CEREZO, José Antonio López. Educación CTS enacción: enseñanzasecundaría y universidad. In: GARCIA, M. I. G.; CEREZO, J. A. L.; LOPEZ, J. L. (Org.). Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de laciencia y latecnología. Madrid: Editorial Tecnos, 1996. p. 225-252.

MARCELINO, Leonardo Victor; OLIVEIRA, Maíra Marques; TOSATTI, Nayara Cristine. Muller.; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo. Integração de tecnologias no ensino das ciências na criação de materiais didáticos para a formação de professores em Educação na Cultura Digital. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, SP: [s.n.], 2015.

MARTINS, Beatriz Cíntia. Autoria em rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2014. p. 52.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. TeachersCollegeReport, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

PRETTO, Nelson de Lucca; CORDEIRO, Salete Noro; OLIVEIRA, Washington dos Santos. Produção cultural e compartilhamento de saberes em rede: entraves e possibilidades para a cultura e a educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.29, n.03, p.17-40, set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n3/a02v29n3.pdf. Acesso em: 20 maio 2018.

RIOS, Terezinha Azevedo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jaqueline Peixoto. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro-RJ: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Graziela Gomes Stein. As TDIC na Formação Inicial de Professores de Física: a voz dos egressos e licenciandos do curso. 2014. 137 p. Dissertação (Mestrado) - Florianópolis, SC, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Educação Superior

Downloads

Não há dados estatísticos.