Banner Portal
Contribuições para analisar a internacionalização da educação superior na América Latina
ESPANHOL
ENGLISH

Palavras-chave

Internacionalización
Educación superior
Latinoamerica
Movimiento de Córdoba
Decolonialidad.

Como Citar

LEAL, Fernanda Geremias; OREGIONI, Maria Soledad. Contribuições para analisar a internacionalização da educação superior na América Latina: uma aborgadem crítica, reflexiva e decolonial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019036, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653635. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste ensaio, desenvolvemos uma análise crítica, reflexiva e descolonial do paradigma de internacionalização que avança no atual contexto global da educação superior. Nosso argumento central é que esse processo se integra à estrutura do capitalismo global como um sistema social histórico e, nesse sentido, segue sua lógica de acumulação. Em termos ontológicos e epistemológicos, está imerso na matriz cultural do poder colonial: sob o alicerce de um imaginário global dominante, baseia-se na prática da hierarquia, legitimando certos países, universidades e indivíduos como naturalmente superiores em relação a outros e favorecendo o conhecimento eurocêntrico em detrimento de outros saberes. Descolonizar a internacionalização da educação superior implica contemplá-la a de uma perspectiva situada, histórica e contextual; isto é, situá-la em seu próprio espaço e tempo e resgatar aquilo faz sentido para a sociedade na qual ele se integra, com respeito às suas raízes epistêmicas e condicionalidades históricas. Os estudos pós-coloniais/decoloniais e o legado do Movimento Córdoba – embora limitado ao seu contexto histórico específico – fornecem pistas nesse sentido para a educação superior latino-americana e baseiam nosso argumento.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653635
ESPANHOL
ENGLISH

Referências

ALEXANDRE, Suelen de Pontes. A inclusão da diversidade no ensino superior: um estudo da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) na perspectiva das epistemologias contra-hegemônicas. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2015.

ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The Internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, v. 11, n. 3-4, p. 290–305, 2007.

ARAYA, José Maria. Aportes para los Estudios sobre Internacionalización de la Educación Superior en el Cono Sur. 1 ed. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2014.

ARAYA, José Maria; OREGIONI, Maria Soledad. Internacionalización de la Universidad en el marco de la integración regional. 1 ed. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2015.

ASSOCIATION OF INTERNATIONAL EDUCATORS (NAFSA). Find out how your state and district benefit from international students. 2016.

CÉSAIRE, Aime. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1978.

CLARIVATE. Highly cited researchers - 2017. Disponível em: https://clarivate.com/hcr/trends/world-hcr/all/2017/per-number/. 2017. Acesso em: 19 dez 2017.

DOBBINS, Michel. Convergent or divergent Europeanization? An analysis of higher education governance reforms in France and Italy. International Review of Administrative Sciences, v. 83, n. 1, p. 177–199, 2015.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora da UFJF. 2005.

GOMES, Alfredo; ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. The social condition of higher education: globalisation and (beyond) regionalisation in Latin America. Globalisation, Societies and Education, v. 10, n. 2, p. 221–245, 2012.

HODARA, Joseph. Ciencia en la periferia de la periferia: hacia la formación de colegios virtuales. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y El Caribe, v. 14, n. 1, 2003.

HUDZIK, John. Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington, DC: NAFSA, 2011.

JESSOP, Bob. Varieties of academic capitalism and entrepreneurial universities: On past research and three thought experiments. Higher Education, v. 73, n. 6, p. 853–870, 2017.

JOOSTE, Nico; HELETA, Savo. Global citizenship versus globally competent graduates: a critical view from the South. Journal of Studies in International Education, v. 21, n. 1, p. 39–51, 2016.

KIM, Terri. Academic mobility, transnational identity capital, and stratification under conditions of academic capitalism. Higher Education, v. 73, n. 6, p. 981–997, 2017.

KREIMER, Pablo. ¿Dependientes o integrados? La ciencia latinoamericana y la división internacional del trabajo, Nómadas, 24, p. 199-212, 2006.

KREIMER, Pablo. La evaluación de la actividad científica: desde la indagación sociológica a la burocratización. Dilemas actuales, Propuesta Educativa, v. 2, n. 36, p. 59-77, 2011.

LEAL, Fernanda; MORAES, Mário César Barreto. Decolonialidade como epistemologia para o campo teórico da internacionalização da educação superior. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 87, p. 1-29.

LEAL, Fernanda; OREGIONI, Maria Soledad. Hegemonia e contra-hegemonia no contexto da internacionalização da educação superior: Critérios para uma análise crítica e reflexiva do campo. Integración Y Conocimiento, v. 2, n. 7, p. 106-132.

LEAL Fernanda; STALLIVIERI, Luciane; MORAES, Mário César Barreto. Indicadores de internacionalização: o que os rankings acadêmicos medem?. Rev. Inter. Educ. Sup, v. 4, n. 1, p. 1–16, 2017.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da Educação Superior: Quo vadis América Latina? Avaliação, v. 17, n. 3, p. 763–785, 2012.

LIMA, Manolita Correia; CONTEL, Fábio. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, v. 14, n. 3, p. 583–610, 2009.

LIMA, Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação? Ensaio, v. 19, n. 72, p. 575–598, 2011.

MARGINSON, Simon; ORDORIKA, Imanoel. “El central volumen de la fuerza”: global hegemony in higher education and research. In: RHOTEN, Diana; CALHOUN, Craig (Eds.), Knowledge matters: the public mission of the research university. New York: Columbia University Press. 2011.

MARTINEZ, Juliana Zeggio. Entre fios, pistas e rastros: os sentidos emaranhados da internacionalização da educação superior. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 80, p. 5–10, 2008.

MERTON, Robert. The Matthew Effect in Science. Science, v. 159, n. 3810, n. 56-63, 1968.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, v. 1, n. 1, 12–32, 2017.

MORLEY, Louise; ALEXIADOU, Nafsika, GARAZ, Stela, GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José; TABA, Marius. Internationalisation and migrant academics: The hidden narratives of mobility. Higher Education, v. 76, n. 3, p. 537-554, 2018.

NAYAR, Pramod. The postcolonial studies dictionary. Pondicherry, India: Wiley Blackwell, 2015.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education at glance 2017: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2017.

OREGIONI, Maria Soledad. Dinámica de la Internacionalización de la Investigación en la Universidad Nacional de La Plata (2005-2012). Tesis doctoral. Universidad Nacional de Quilmes, Argentina, 2014.

OREGIONI, Maria Soledad. ¿De qué hablamos cuando hablamos de internacionalización universitaria? In: MARTINEZ, Silvia Lago; CORREA, Néstor Horacio (Eds.), Desafíos y dilemas de la universidad y la ciencia en América Latina y el caribe en el siglo XXI. Buenos Aires: Editorial Teseo, 2015a.

OREGIONI, Maria Soledad. La internacionalización de las universidades latinoamericanas como objeto de estudio. In: ARAYA, José Maria; OREGIONI, Maria Soledad (Eds.), Internacionalización de la Universidad en el marco de la integración regional. Buenos Aires: RIESAL. Tandil, Buenos Aires, Argentina, 2015b.

OREGIONI, Maria Soledad. La internacionalización universitaria desde una perspectiva situada: tensiones y desafíos para la región latinoamericana. Rev. Inter. Educ. Sup., v. 3, n. 1, p. 114–133, 2017.

OREGIONI, Maria Soledad; PIÑERO, Fernando. Las redes como estrategia de internacionalización universitaria en el Mercosur: el caso de la RIESAL. Integración Y Conocimiento, v. 1, p. 112–131, 2017.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Perspectivas Latino-Americanas, p. 227–278, 2005.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. Inflexion decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Popayán, Colombia: Editorial Universidad del Cauca, 2010.

RIZVI, Fazal. Internationalization of curriculum: a critical perspective. In: HAYDEN, Mary; LEVY, Jack; THOMPSON, Jeff. (Eds.), The SAGE handbook of international education. London: SAGE Publications, 2007.

ROBERTSON, Susan.; KOMLJENOVIC, Janja. Non-state actors, and the advance of frontier higher education markets in the global south. Oxford Review of Education, v. 42, n. 5, 594–611, 2016.

RUBIÃO, André. História da universidade: genealogia para um “modelo participativo”. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2013.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SCHULZE-CLEVEN, Tobias; OLSON, Jennifer. Worlds of higher education transformed: toward varieties of academic capitalism. Higher Education, v. 73, n. 6, p. 813–831, 2016.

SERVA, Maurício. (2017). A nova ideologia econômica da ciência e a repolitização do campo. In: VI Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, p. 1–2, Florianópolis.

SHAHJAHAN, Riyad. International organizations (IOs), epistemic tools of influence, and the colonial geopolitics of knowledge production in higher education policy. Journal of Education Policy, v. 31, n. 6, p. 694–710, 2016.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, 46–71, 1988.

SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

SANTOS, Boaventura de Souza. The end of the cognitive empire: the coming of age of epistemologies of the South. Durham: Duke University Press, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

STEIN, Sharon. Internationalization for an uncertain future: tensions, paradoxes, and possibilities. The Review of Higher Education, v. 41, n. 1, p. 3–32, 2017.

TIMES HIGHER EDUCATION (THE). World University Rankings 2016-2017. Acesso em: 3 nov 2017. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2017/world-ranking#!/page/4/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats. 2017.

WALKER, Patricia. International Student Policies in UK Higher Education from Colonialism to the Coalition: Developments and Consequences. Journal of Studies in International Education, v. 18, n. 4, p. 325–344, 2014.

VELHO, Léa. Redes Regionais de Coperacão em C&T e o Mercosur. Parceiras Estratégicas, v, 10, 2011.

VESSURI, Hebe. El papel cambiante de la investigación científica académica en un país periférico. In: DÍAZ, Elena; TEXERA, Yolanda; VESSURI, Hebe (eds.): La ciencia periférica. Ciencia y sociedad en Venezuela: Monte Ávila Editores, Caracas, p. 37-72, 1984.

ZARUR, Xiomara Miranda. Integración regional e internacionalización de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. In: UNESCO-IESALC. Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe, Caracas: UNESCO, 2008.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.