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Internacionalização e educação para a cidadania global
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Palavras-chave

Educação superior
Educação para a cidadania
Internacionalização da educação superior
Unesco.

Como Citar

SANTOS, Pricila Kohls dos; MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização e educação para a cidadania global: a visão de professores universitários. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019040, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653913. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo objetiva analisar concepções de professores universitários brasileiros acerca dos princípios da Educação para a Cidadania Global (ECG) e da internacionalização da educação superior, bem como apresentar subsídios para reflexão sobre a prática docente na educação superior. O processo de triangulação de dados se consolida com a metodologia de caráter qualitativo, na medida em que foram selecionados professores do ensino superior, de diversas áreas do conhecimento, de uma Instituição de Ensino Superior comunitária da região Sul do Brasil, para coletar suas percepções acerca da formação do cidadão global. Para tal, foram utilizados como instrumentos o questionário e dois grupos focais, ambos com docentes. Nos resultados da pesquisa, destacam-se algumas proposições possíveis no sentido de fomentar as recomendações da Unesco para o desenvolvimento da ECG e tomando como ponto de partida a visão dos docentes pesquisados sobre esse novo papel na universidade. Nesse sentido, os resultados desta análise apontam: a necessidade de a educação voltar-se ao paradigma de aprendizagem; a importância da responsabilidade compartilhada dos diferentes níveis e atores da educação superior e investimento institucional em processos de internacionalização, para a formação de um cidadão global.

https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653913
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