Banner Portal
Entre “supervivencia” y “descubrimientos”
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Palabras clave

Inicio de la docencia
Alfabetización y letramento
Práctica docente.

Cómo citar

CIRÍACO, Klinger Teodoro; SILVA, Adriana Correa da. Entre “supervivencia” y “descubrimientos”: la profesora iniciante en el ciclo de la alfabetización. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020017, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8655561. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655561. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Discutimos prácticas de una profesora alfabetizadora en sus primeros años de docencia a partir de sus "sobrevivencia" y "descubrimientos" al actuar en el 2º año de la Enseñanza Fundamental. El objetivo de la investigación reside en caracterizar elementos constitutivos de la identidad profesional, así como describir los desafíos de la práctica pedagógica. El abordaje teórico contempla cuestiones relacionadas a la formación de profesores, inicio de la carrera y la práctica de alfabetización en la perspectiva del letramento El abordaje metodológico es de naturaleza cualitativa, de carácter descriptivo-analítico, en que nos validamos de datos recogidos con base en la observación en sala de clase y en un guión de entrevista semiestructurado. Considerando los objetivos y fundamentos de este estudio, es posible afirmar que el cruzamiento de las informaciones recolectadas posibilitó realizar un análisis a partir de cómo la profesora organiza sus prácticas y al mismo tiempo se va formando docente al enseñar a leer y escribir. Los datos aún revelaron que los primeros años de docencia son fundamentales para la construcción de la identidad, siendo esencial mucha dedicación y compromiso para desarrollar sus habilidades en el proceso de alfabetización y estabilizarse en la carrera. Además, en el caso investigado, se observó que la profesora constituye su práctica a partir de experiencias de las cuales participó como alumna de la Educación Básica, lo que dificulta el trabajo con la heterogeneidad en el aula, como también deja marcas negativas en relación al alfabetizar.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655561
PORTUGUÊS (Português (Brasil))
ENGLISH (Português (Brasil))

Citas

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo da alfabetização. In: BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Unidade 1/ ano 1. Brasília: MEC, SEB, 2012.

ALVES, Alda Judith. A" revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 53-60, 2013.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. - Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994. p.47- 51.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf. Acessado em: 08 out. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Ano 1: unidade 1, Secretaria de Educação básica, Diretoria de apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponivel em: http://pacto.mec.gov.b/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acessado em: 02, jul. 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa. A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 2: unidade 07/ Secretaria de Educação básica, Diretoria de apoio à Gestão Educacional – Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponivel em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_7_MIOLO.pdf. Acessado em: 15, out. 2017.

BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p.:il. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf. Acessado em: 08, out. 2017.

CANDAU, Vera Maria (Coord.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987.

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. M. Problemas experiências por professores iniciantes em aulas de matemática. Revista eletrônica de educação. v. 10, n. 3, p. 267280, 2016. Disponivel em:

www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/download/1719/526. Acessado em: 24, set. 2017.

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. A pesquisa ação-colaborativa com professores iniciantes: perspectivas para o desenvolvimento profissional no processo de aprender a ensinar matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12. 2014. Anais do... Disponivel em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141805/ISSN2357-7819-2014-1841-1853.pdf?sequence=1. Acessado em: 29 nov. 2017.

CIRÍACO, Klinger Teodoro. Professoras iniciantes e o aprender a ensinar Matemática em um grupo colaborativo. 2016. 334 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT, UNESP, Presidente Prudente, SP.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte, MG. Autêntica. 2000.

FERREIRA, Andréa e LEAL, Telma. Avaliação na escola e ensino da Língua Portuguesa: introdução ao tema. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA. Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n.1, p. 79-89, Jan.-Mar., 2017. Disponivel em: www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/download/29143/18019. Acessado em: 29 nov. 2017.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, 2010. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf, Acessado em: 30 nov. 2017.

GATTI. Bernadete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo. n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014. Disponivel em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/76164/79909 Acessado em: 29 nov. 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

GOULART, Cecília. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade – Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUARNIERI, Maria Regina. Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2.ed. Campinas, SP: Autores associados; Araraquara, SP, 2005.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Ed., 1989. p. 31-61.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.9, set./dez. 1998. Disponivel em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE09/RBDE09_06_CARLOS_MARCELO.pdf. Acessado em: 30 jul. 2017.

MARQUES, Mário Osório. A reconstrução dos cursos de formação do profissional da educação. Em Aberto, Brasília, DF, n. 54, p. 7-18, 1992. Disponivel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uK0zZhOa5cYJ:rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/download/1844/1815+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br, Acessado em: 20 Fev. 2017.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação. 2011.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006. Disponivel em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/812/787, Acessado em: 08 out. 2017.

NÓVOA, Antônio. Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 1989.

NÓVOA, Antônio. Formação docente e profissão docente. Disponivel em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acessado em: 08 out. 2017.

PICCOLI, Luciana. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

SILVA, Rosane Aparecida Favoreto da. Educação Inclusiva e práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização. In: BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o ciclo de alfabetização. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno 01, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2015. p. 56-67.

SILVA, Ceris Salete Ribas. O processo de alfabetização no contexto do ensino fundamental de nove anos. In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Org.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 152p.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. 2004. Disponivel em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf . Acessado em: 15 out. 2017.

SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.