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Banco de questões do Instituto Federal do Ceará
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Palavras-chave

Banco de questões
Avaliação
Software educativo

Como Citar

BARBOSA, Pedro Luis Saraiva; SILVA, Roberta da; FREITAS, Mateus de Lima. Banco de questões do Instituto Federal do Ceará: um sistema web para auxiliar o processo de avaliação do estudante no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022006, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8657696. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657696. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES), como agentes atuantes na sociedade têm um papel imprescindível na formação dos estudantes, pois além dos conhecimentos técnicos que devem oferecer, também devem focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades objetivando transformar os alunos em seres protagonistas e proativos do contexto em que estão inseridos e da própria vida. O presente trabalho, é um trabalho original e possui como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e experimental. É uma pesquisa aplicada de estudo empírico e de abordagem quantitativa. O objetivo do presente trabalho é verificar se um software online que mantenha uma base de dados de questões para o ensino superior pode auxiliar o professor no diagnostico de competências e habilidades que precisam ser reforçadas. Através de pesquisas sobre o uso de ferramentas que impactam positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi possível averiguar que essas ferramentas podem servir como elemento de auxílio e melhoria no processo de ensino aprendizagem. Para se atingir o objetivo do trabalho, desenvolveu-se um sistema web para a centralização de questões com a mesma estrutura das questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A validação do Banco de Questões do IFCE deu-se através de um questionário online que objetivou averiguar a veracidade da ferramenta frente aos seus objetivos e a intenção do seu uso em sala de aula

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8657696
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