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Educação superior
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Palavras-chave

Internacionalização
Aprendizagens
Estudantes de pós-grauação
Educação superior

Como Citar

MACHADO, Karen Graziela Weber; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Educação superior : as aprendizagens construídas por mestrandos e doutorandos em Educação durante o processo de internacionalização. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020045, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v6i0.8658289. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658289. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Na atual conjuntura considera-se necessário o desenvolvimento de práticas e iniciativas vinculadas à internacionalização no decorrer do processo educativo da Educação Superior, visando preparar estudantes para atuar e viver em um mundo globalizado. Desse modo, torna-se relevante que as instituições de Educação Superior busquem promover atividades que propiciem a internacionalização aos discentes, contemplando questões como a mobilidade acadêmica, a interação com pesquisadores internacionais, a participação e a apresentação de estudos científicos em eventos internacionais, o desenvolvimento de pesquisas comparativas a partir de problemas globais, entre outros. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as aprendizagens construídas pelos estudantes de Pós-graduação em Educação, mediante experiências desenvolvidas no processo de internacionalização, durante os seus percursos de formação acadêmica. O estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada através de questionário on-line, contendo questões fechadas e abertas, aplicada junto a mestrandos e doutorandos. Os dados coletados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva (ATD). A fundamentação teórica do estudo se desenvolve à luz de autores como Marília Costa Morosini, Luciane Stallivieri, Jos Beelen, Jane Knight, Betty Leask, dentre outros. Com este estudo, foi possível perceber a relevância da internacionalização para os estudantes de Pós-graduação, oportunizando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e valores internacionais e interculturais, em consonância com as demandas atuais para viver e trabalhar num mundo cada vez mais interconectado.

https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8658289
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Referências

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