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Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado
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Palavras-chave

Ensino superior
Função do professor
História
Processo de ensino e aprendizagem
Profissão
Serviço de enfermagem

Como Citar

BARBOSA, Elane da Silva; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Estudos sobre a formação da enfermeira para o cuidado : o estado da questão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022018, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8660420. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660420. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O cuidado de Enfermagem, embora considerado núcleo caracterizador da profissão, é colocado como algo secundário. Assim, identifica-se a necessidade de se reportar para o ensino superior em Enfermagem, para compreender como são trabalhados os fundamentos para o exercício do cuidado. Objetiva-se, então, debater sobre o processo de formação da enfermeira para o cuidado. Trata-se de estudo do tipo reflexivo, que se utiliza da perspectiva do Estado da Questão (EQ). Estabeleceram-se as seguintes fontes para levantamento dos dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Em relação ao cuidado de Enfermagem, as concepções vão desde procedimentos até ação de valorização da integralidade humana. As discussões sobre a formação da enfermeira convergem, ainda que com especificidades, para o argumento de que transformações no curso levam a mudanças na atuação profissional. A formação para o cuidado na Enfermagem tem sido pesquisada sob diversos vieses: comportamento do aluno no contato com o corpo do outro que procura o serviço de Enfermagem; relação estabelecida entre profissional e usuário; estratégia para materializar a humanização no atendimento em saúde; reflexão acerca da função do professor para mediar esse aprendizado e conhecimentos abordados. Constata-se, portanto, a relevância das investigações sobre a formação da enfermeira para o cuidado, pois existem lacunas nas produções inventariadas no que concerne à perspectiva da história e valorização das singularidades desses diversos contextos no processo de ensino e aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660420
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