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A prática como componente curricular
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Palavras-chave

Prática como componente curricular
Dimensão prática
Formação de professores

Como Citar

SCHMITZ, Gabriela; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant. A prática como componente curricular: panorama das publicações e contextos da produção científica. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022010, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8664826. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8664826. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC) foi instituída em 2002, como uma forma de articular as dimensões teóricas e práticas na formação de professores. Neste estudo bibliográfico, do estado do conhecimento, tivemos como objetivo investigar os contextos das publicações em periódicos, indexados no Portal de Periódicos da Capes, que tratam da PCC, traçando um panorama das mesmas. Os trabalhos foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Observamos, que a maior parte dos estudos publicados ocorreu em contextos de instituições públicas, concentrados, principalmente, nos últimos 5 anos, e buscaram analisar como a PCC está descrita e como se realiza nas instituições. A partir dos resultados encontrados, pudemos observar que os formadores de professores pouco conhecem sobre a PCC ou sentem dificuldades em realizá-la, confusões sobre o sentido da prática e, ainda, desvalorização desse componente por parte de licenciados, o que demonstra a necessidade de diálogos e esclarecimentos sobre a prática como componente curricular dentro das instituições.

https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8664826
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