Banner Portal
Politica de educacion superior en Chile: entre la calidad, equidad e innovacion curricular
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação superior chilena. Políticas de educação superior. Universidade e inovação curricular

Como Citar

LEIVA GUERRERO, María Verónica; CAMPBELL ESQUIVEL, Juan Carlos. Politica de educacion superior en Chile: entre la calidad, equidad e innovacion curricular. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 51–66, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v2i1.7527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650537. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta é uma discussão sobre a realidade acadêmica do Chile a partir de 1981. A expansão e diversificação do nível de educação superior como produto da política pública do Chile a partir do ano 1981 do século XX, continua acentuada durante as últimas décadas nos 3 tipos de Instituições de Educação: universidade, institutos profissionais e os centros de formação técnica que se estruturam no denominado ´sistema superior´ a partir das profundas mudanças legislativas ocorridas no governo militar nos anos 80. O objetivo do debate apresentado é analisar essa política de educação superior discutindo a qualidade, a equidade e a inovação curricular nos três modelos de educação superior existentes no Chile. São Instituições de Educação Superior definidas como centros de excelência, orientadas a investigação, formação de professores; no nível intermediário estão nos institutos profissionais responsáveis pela formação profissional a nível superior e na base os centros de formação técnica, a cargo da formação técnica. O processo de expansão da educação superior no Chile tem tido 14% de jovens entre 18-24 anos no ano de 1990; 24% no ano de 2000 e 29% em 2010.

https://doi.org/10.22348/riesup.v2i1.7527
PDF (Español (España))

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.