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Uma proposta discursiva para a leitura de documentário no Ensino Fundamental
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Palabras clave

Análise de discurso
Leitura fílmica
Escola
Língua portuguesa
Educação básica

Cómo citar

BRAOS, Ana Bibianne Boscov; SARIAN, Maristela Cury. Uma proposta discursiva para a leitura de documentário no Ensino Fundamental. RUA, Campinas, SP, v. 30, n. 1, p. 192–214, 2024. DOI: 10.20396/rua.v30i1.8677005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8677005. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade a uma atividade de língua portuguesa constitutiva de um material didático que visa à leitura e produção de documentários. Projetado para o nono ano do Ensino Fundamental, foi desenvolvido no âmbito do ProfLetras Unemat Cáceres, enquanto produto de uma Dissertação de Mestrado. Para este artigo, selecionamos uma das atividades elaboradas, em que propusemos a leitura do documentário Pro dia nascer feliz, de João Jardim (2005). Textualizada a partir do recorte de cenas, buscamos criar as condições para que os alunos compreendessem os diferentes efeitos de sentido produzidos pela composição das diferentes linguagens em funcionamento no filme, sobretudo, no que diz respeito ao processo de produção de sentidos de educação, escola, professor e aluno.

https://doi.org/10.20396/rua.v30i1.8677005
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Citas

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