Foco e Escopo

A publicação Serviço Social & Saúde é um periódico especializado, aberto à contribuições da comunidade científica nacional e internacional, arbitrado e distribuído a leitores do Brasil e de vários outros países. Os trabalhos submetidos são avaliados por pelo menos dois revisores pertencentes ao quadro de colaboradores da Revista em procedimento sigiloso quanto à identidade tanto do(s) autor(es) quanto dos revisores. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão ao uso de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes. 

Consiste numa publicação semestral dos assistentes sociais integrantes dos serviços da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), publicada ininterruptamente desde 2002, que tem como proposta constituir um espaço de diálogo sobre temas relacionados ao Serviço Social na Saúde, às Políticas Sociais e à Sociedade em geral.

A revista tem versão impressa e digital, sendo integrante do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, o OJS/SEER. Assim sendo, adota a política de acesso livre e imediato de seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de que o conhecimento científico disponibilizado de forma gratuita contribui para a democratização do conhecimento. 

Serviço Social & Saúde é uma publicação dos assistentes sociais integrantes dos serviços da Universidade Estadual de Campinas, e tem como proposta constituir um espaço de contextualização de assuntos e temas relacionados ao Serviço Social na Saúde e a sociedade em geral.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  • Aceitação do artigo tal como enviado;
  • Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  • Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a RDBCI trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A revista Serviço Social & Saúde é uma publicação semestral.

Vocabulários Controlados / Controlled Vocabularies

A Serviço Social & Saúde adota como padrão para as palavras-chave o IAC-BN - Índice de Assuntos do Catálogo da Biblioteca Nacional (RJ) e keywords o Thesaurus da UNESCO. O IAC-BN "é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados pela Seção de Catalogação da Bblioteca Nacional, baseado no LCSH (Library of Congress Subject Headings), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações. O acesso poderá ser feito em: "IAC-BN"

Thesaurus da UNESCO é um vocabulário controlado com uma lista cuidadosamente e selecionada  de termos das áreas de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultural e organizado por assuntos nas línguas: portuguesa; espanhola; inglesa; francesa; russa. O acesso poderá ser feito em:"Thesaurus da UNESCO"

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Serviço, Social & Saúde, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A revista Serviço Social & Saúde (Hospital de Clínicas/Serviço Social/UNICAMP), ISSN eletrônico 2446-5992, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista Serviço Social & Saúde. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

revista Serviço Social & Saúde não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Nota sobre o uso da Licença Creative Commons

A revista Serviço Social & Saúde utilizava até o volume 16, número 1 de 2017 a Licença Creative Commons CC BY. A partir do volume 16, número 2 de 2017, devido a Declaração do México, a revista adota definitivamente a Licença CC BY NC SA.

Sponsors

GGBS - Grupo Gestor de Benefícios Socias / UNICAMP

Histórico do periódico

A publicação Serviço Social & Saúde é um periódico especializado, aberto às contribuições da comunidade científica nacional e internacional, arbitrado e distribuído a leitores do Brasil e de vários outros países. Os trabalhos submetidos são avaliados por pelo menos dois revisores pertencentes ao quadro de colaboradores da Revista em procedimento sigiloso quanto à identidade tanta do(s) autor(es) quanto dos revisores. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão ao uso de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes.

A publicação Serviço Social & Saúde é uma publicação semestral dos assistentes sociais integrantes dos serviços da Universidade Estadual de Campinas, e tem como proposta constituir um espaço de contextualização de assuntos e temas relacionados ao Serviço Social na Saúde e a sociedade em geral, tendo seu primeiro fascículo publicado em 2002. De 20012 a 2007 manteve a periodicidade anual, quando em 2009 passou a ser semestral.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447