Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Certificar-se da originalidade e ineditismo da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado anteriormente e/ou ter sido submetido simultaneamente a outro periódico; para tanto se exige o preenchimento do PDF da Declaração de Originalidade, assinatura de todos os autores que deve ser submetido digitalmente no próprio sistema de submissão. Repita para esta ação, o mesmo passo para upload do artigo submetido.
  • Certificar-se de que o arquivo submetido está em formato Microsoft Word sem a identificação dos autores, e que o mesmo deverá ser baixado e usado o template de submissão para a estrutura do texto submetido, disponível na barra horizontal do periódico. Lembrando que é obrigatório o uso do formato indicado pela editoria do periódico.(Os padrões de estilo e requisitos bibliográficos estão descritos nas Diretrizes para Autores, na página Sobre a revista.).
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, segundo as normas da ABNT 6023, 2018. Todas as referências que possuam o formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais e outros) devem indicar corretamente a URL completa no final da referência.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a revista.
  • Os artigos que fazem uso de fonte primária de informação com publicações de pesquisa com seres humanos, em conformidade com os princípios contidos nas Resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, no ato da submissão online deverá informar no texto do artigo a apreciação, aprovação e o número de registro no Comitê de Ética em Pesquisa, bem como, anexar arquivo do parecer do Comitê de Ética na plataforma do periódico.
  • O periódico Serviço Social & Saúde reserva-se no direito de não publicar trabalhos que envolvam seres humanos que não tenham sido aprovados em Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Certificar-se de que foi feito o registro para apresentação de iD ORCID para todos os autores. Caso não tenha sido feito poderá ser criado no site: http://orcid.org
  • Certificar-se que está usando as palavras-chave padronizadas de acordo com os tesauros abaixo:
    - Para termos da língua portuguesa usar: BRASED - Tesauro Brasileiro de Educação.
    - Para os termos em língua inglesa usar: Thesaurus UNESCO.
  • Certificar-se que os Metadados do manuscrito estão devidamente preenchidos
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Declaro estar ciente de que todos os itens das condições acima foram atendidos, e que na omissão de algum deles terei o manuscrito devolvido ou rejeitado, conforme a pré-avaliação.

Diretrizes para Autores

O periódico  Serviço Social & Saúde tem como objetivo publicar artigos, comunicações, pesquisas, ensaios, relatos de experiência, dossiês, conferências ou debates, resenhas e entrevistas relevantes para o campo do Serviço Social e áreas afins que serão devidamente submetidos à pareceristas e pelo Conselho Editorial para análise e decisão final sobre a publicação.

A submissão de um artigo ao periódico Serviço Social & Saúde implica que ele não tenha sido publicado anteriormente e que não esteja sendo considerado para outra publicação. Se o artigo a ser submetido for decorrente de tese/dissertação é importante indicar, em nota de rodapé, essa informação, sem, no entanto, indicar a autoria ou mesmo o título da tese/dissertação. Exemplo: esse trabalho é fruto de dissertação/tese.

Os textos submetidos às diversas seções do periódico são avaliados por membros do Comitê Editorial e pareceristas ad hoc.  Quando são sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores.

Após a aprovação do artigo, os autores procederão à revisão gramatical do texto, por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto, sendo que os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

Caberá ao Comitê Editorial propor ao autor alterações necessárias para resguardar os padrões estabelecidos e comunicar a aprovação ou não dos trabalhos.  Cumpre assinalar, que os conceitos, argumentos e as informações contidas nos textos publicados no periódico Serviço Social & Saúde, são de absoluta responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o pensamento do Comitê Editorial da revista.

Quando da submissão de um novo texto, pede-se para a garantia do anonimato, seja submetido no ato da submissão online, uma página de rosto no formato Microsoft Word, separada das demais, com todos os nomes e dados de autoria, respeitando-se a ordem de autoria dos autores do artigo, devendo conter também o título do trabalho, nome completo do autor, sua qualificação, titulação, endereço completo com CEP, (DDD) telefone, e-mail, instituição de origem.

Os trabalhos submetidos são avaliados por pelo menos dois revisores pertencentes ao quadro de pareceristas do periódico em procedimento sigiloso quanto à identidade tanto do(s) autor(es) quanto do(a)s revisores(as).

Há a exigência de titulação de doutor; no caso de coautoria, pelo menos um dos autores deverá possuir essa titulação. Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão do uso de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID.

Tendo em vista o objetivo de divulgação com pluralidade de pensamentos, o periódico Serviço Social & Saúde estabelece como política o hiato de, no mínimo, 18 meses entre duas publicações onde constem um mesmo (co)autor.

Todos deverão ter o registro do ORCID e Lattes informados no Cadastro dos metadados.

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO

Os originais devem ser elaborados em formato word (doc) e serem submetidos diretamente na plataforma do Periódico. É obrigatória a utilização do template, caso contrário na pré-avaliação, o trabalho será rejeitado.

Não se identificar no template, citações e referências. Caso seja o autor da submissão, identificar-se com os seguintes exemplos: Autor 1 ou (AUTOR 1) / Autor 2 ou (AUTOR 2), e assim, sequencialmente na medida em que aparece no texto.

O artigo terá no mínimo dez (10) e no máximo vinte (20) páginas, incluindo as referências bibliográficas. As resenhas não devem exceder três (03) páginas. Os artigos deverão conter Título, nos idiomas português e inglês, sendo escritos com letras maiúsculas, em negrito, podendo ocupar no máximo duas linhas. É imprescindível a apresentação de resumo, com no máximo sete linhas, com indicação de três a cinco palavras-chave e a apresentação do Abstract e as keywords em inglês.

  • Configuração do texto

O texto deve ser redigido em fonte Calibre tamanho 12, justificado, com espaçamento de 1,5 e recuo de 1,25.

Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque usar negrito, ‘aspas simples’ ou “aspas duplas”.

  • Formatação das citações

No caso de citações diretas curtas (até 3 linhas), as mesmas devem ser colocadas entre aspas duplas, sendo antecedida ou seguida da indicação da fonte, conforme as regras acima, adicionando-se, ainda, a(s) página(s) das quais foram retiradas.

As citações que ultrapassem três linhas devem ser colocadas em parágrafo especial, dispensando as aspas, utilizando recuo de quatro (4) cm da margem, na fonte 11, com espaço simples. As notas, se necessário, utilizarão fonte 10, espaço simples.

  • Ilustrações

As tabelas, figuras, gravuras, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto, numerados com algarismos arábicos sequencialmente, acompanhados de legendas e indicação de fonte e citadas no texto. Devem ser suficientemente claras para permitir a publicação.

A nomenclatura adotada para este tipo de material deve ser: Figura com a primeira letra em maiúscula com a numeração em algarismos arábicos sequencialmente, acompanhadas de legendas e indicação de fonte e citadas no texto. As Tabelas devem ser acompanhadas de título colocado sempre acima, de forma que permita compreender o significado dos dados referidos, sem a necessidade de referência no texto. Quando do uso de Quadros, a primeira letra deve estar em maiúsculo com a numeração em algarismos arábicos sequencialmente, o título deve ser colocado acima da ilustração, devendo apresentar a indicação de fonte.

PROCESSO EDITORIAL

Informamos que o processo editorial terá início somente no mês de fevereiro de cada ano para as submissões realizadas entre novembro e janeiro.

IMPORTANTE: consulte o item "Notícias" do site do periódico, para informar-se sobre situações e políticas contextuais que podem estar em vigor no momento da submissão.

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da  Serviço Social & Saúde  tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador, e deve conter no ato do registro, informações da formação acadêmica e o vínculo empregatício (emprego, caso tenha).
  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register
  • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).  É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

REFERÊNCIAS

As referências devem ser colocadas no final do artigo em ordem alfabética, com as obras efetivamente citadas. Sua elaboração deve ser realizada em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023/2018).

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado e o subtítulo não deve ser destacado. Importante salientar que por questão de absoluto rigor no crédito à produção dos autores referidos, solicitamos que não sejam utilizados traços em substituição aos seus nomes.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE

A autorização para publicação se dá a partir da simples submissão dos artigos, a publicação implica a cessão integral dos direitos autorais ao periódico Serviço Social & Saúde, sendo que os autores não poderão publicar em outra fonte de pesquisa sem a prévia consulta ao editor do Periódico.  Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Clique aqui para baixá-la.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.