Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as configurações socioterritoriais e suas interlocuções na agenda das políticas sociais, tendo como cenário a cidade de São Paulo, e como o (re)conhecimento dessa realidade tem se apresentado mais especificamente à Política de Assistência Social, na perspectiva de efetivação do acesso à proteção social da população em situação de vulnerabilidade social.
Referências
BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Política Nacional de Assistência Social – PNAS. Brasília – DF: 2004. p. 9-59.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. SUAS: configurando os eixos da mudança. Brasília DF: Caderno 2, nº 2, Ano 2, mar. 2007.
CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE – CEM. Mapa da vulnerabilidade
Social da população da cidade de São Paulo. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap/SESC. São Paulo: Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo SAS – PMSP. 2004.
KOGA. D. A dimensão territorial no processo de construção do conhecimento e da realidade social nas áreas mais vulneráveis da metrópole. Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social – Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte. 2008.
KOGA, D., ALVES, V. Território: lugar de desafios para a proteção social. São Luis – MA, Anais da IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 25 a 28/08/2009.
SANTOS, M. Território e sociedade entrevista com Milton Santos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2ª ed., 3º reimp. 2007.
SANTOS, M. Espaço e Sociedade: ensaios. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979.
SPOSATI, A, TOLEDO, J.R. de (org.). Cidades em Pedaços. São Paulo: Brasiliense, 2001.
A Serviço Social e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.